O BIG CHOP E A PACIÊNCIA

por Jaciana Melquiades
Fonte: Google
       Sabemos todos os caminhos pra ter nossos cabelos lindos e saudáveis... mas se fizemos uso de química, todos os caminhos levam ao Big Chop (corte da parte do cabelo que tem procedimentos químicos de alisamento ou relaxamento). Não tem como escapar. Podemos passar pela transição com tranças, protelar ao máximo com twists, escovar (NÃÃÃÃO!), mas o dia do corte chega. Meu processo foi esse: relaxamento, alisamento, corte; relaxamento, alisamento, corte; relaxamento, alisamento, corte. Percebi que se continuasse assim, um dia nem precisaria mais cortar os cabelos (ficaria careca mesmo!)
      Ter os cabelos bem curtos não seria novidade pra mim, já cortei milhares de vezes. Ter os cabelos naturais era um pesadelo (nem refletia muito sobre isso, só repetia que meu cabelo natural era um pesadelo). Comecei com os twists enquanto minha raiz crescia. Até então eu não tinha certeza se deixaria meus cabelos naturais. Então vi pela primeira vez que meus cabelos faziam micro-cachinhos lindos. Comecei a curtir meu cabelo, a textura, a cor. Tinha medo dele ainda, mas já começávamos a ser apresentados pouco a pouco!
Foto: Jaciana Melquiades
       Os twists já não escondiam mais as pontas gigantescamente alisadas e quebradas do meu cabelo. Mergulhei nas tranças. Adorei! Usei por dois meses e a raiz que aparecia me deixava mais feliz! Saudável, cheia, de um jeito que eu nunca tinha visto (e neste momento eu já tinha certeza que não alisaria mais os cabelos). Mas tranças precisam de manutenção, não podem ser usadas por muito tempo, e meus fios, frágeis que são, começaram a reclamar do peso das tranças.
Foto: Jaciana Melquiades
      Tirei as tranças pensando em lavar, hidratar, dar um descanso aos fios e depois trançar de novo. Quando me olhei no espelho, sem tranças, senti necessidade de tirar aquele fios sem vida de cima dos meus cachinhos tão lindos. Cortei sem nem pensar no tamanho que ficaria o cabelo. Apenas cortei e salvei meus cachinhos… esse era o sentimento. Depois do corte, só conseguia pensar que meu cabelo cresceria. Sem quebrar, sem cair, sem choro. Aos poucos fui tocando meus cabelos e descobrindo como ele é, fui aprendendo a pentear e hidratar, percebendo que meu discurso combina mais com meu cabelo natural. Depois do corte, aprendi a ter paciência. Percebi todo o processo de autoconhecimento pelo qual passei, e mesmo pensando que minha liberdade é um sonho realizado, sou paciente quando ouço uma crítica negativa ao meu cabelo: tive o meu tempo e respeito o tempo do outro; sou paciente comigo quando minha autoestima fica abalada, pois sei o quanto estamos intoxicadas e intoxicados pelo racismo que nos diz que não somos bonitas e bonitos. Sou paciente, mas não tolero falta de respeito (percebam a diferença)! 
      Estou aproveitando o processo de crescimento dos meus cabelos, curtindo ele curtinho, sem pensar muito em amanhã ou depois: gosto dele hoje, cheio de micro-cachinhos e curtinho! Minhas fases para inspirar vocês:

Fotos: Jaciana Melquiades

This entry was posted on 27/09/2013 and is filed under ,,,,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

39 Responses to “O BIG CHOP E A PACIÊNCIA”

  1. Gente, estou em transição há 10 meses e ao mesmo tempo doida pra cortar e com medo de como ficará... Dá um desespero essa fase, também nunca tive o cabelo curto, dá medo do que falarão... Post de muita ajuda! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei só 2meses sem química e ja fiz meu big chop...minha família deu risadas...pelo tamanho que ficou...mas me sinto bem melhor assim...#Negraassumida

      Excluir
    2. Eu sei o que passamos na escola (I.M.R.), não gostei desta fase em minha vida que durou 4 intermináveis anos.
      É claro que não vou ser hipócrita ao ponto de dizer que não houveram momentos felizes, mas enfim, passou e
      acabou. Sempre me orgulhei de tudo que tenho e defendo com toda minha força, que não é pouca, aquilo que amo.
      TE AMO NINHA . . .

      Excluir
  2. Qual o problema de ter o cabelo curto? A gente precisa vencer isso. A ideia de cabelo longo está ligada a uma ideia de mulher que, acho eu, não somos. É o que pelo menos eu penso. Fico preocupada porque nunca me preocupei em ter cabelo curto ou grande. Só penso que meu cabelo deve se parecer comigo. Se for maior, beleza. Se não, beleza também! É isso, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Minha historia eh mt parecida com a dela e hj uso um big black power cm meus crespinhos nayurais e pra da um efeito mais longo eu os tranço antes d dormir e ao ter q dair destranço, passo reparador e prontos!

    Lavo e hidrato uma vez por smn, e vpu cuidando para q ele recupere a saude, perdida variadas vezes pela minha vergonha de assumir o natural e acabar passando quimica...e quanto a opiniões?? As esqueça, pois se vc qr fzr a diferença, sempre vaii escutar criticas e piadinhas dos outros, eu ja sofri e sofro mt cm isso pois tenho 17 anos e pessoas na rua e escola sempre mexeram cmg - fui vitima de bulling - por esse e outros motivos ñ usava o cabelo do jeito q eu qria, mais cm o tempo vc aprender a lidar cm isso e a ser mais madura quanto aos fatos a sua volta.

    Por isso vc aiu que esta no processo d transicão ou tem vergonha d usar o cabelo natural, se liberte sem medo d opiniões, e em breve poderá estar exibindo um black magnifico de causar inveja :))

    ResponderExcluir
  4. Amei o seu post, estou sem quimica a mais de 7 meses, vejo que coisa mais linda meus cachinhos (volumosos dificeis de pentear, mais lindo!) rs
    Não sei se estou pronta para ter cabelos curtos, o receio é mais q não vou poder prender o famoso rabo de cavalo e sim assumir meu cabelo. E meu cabelo está pedindo uma tesoura nele urgente! As pontas cheias de pontas duplas e ressecado, já pensei em cair na tentação de voltar a usar quimica novamente só para "baixar" o volume do cabelo, mas quando vejo os BC's pelos blogs com aquele cabelo lindo crespo armado, é o meu sonho haha. Só me falta a coragem de enfrentar a temida tesoura! Amei seu blog vou visitar sempre. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante ter coragem, Gisele. Se você sente que precisa dar esse passo, não deixe de fazer. O corte é impactante num primeiro momento, mas com o tempo você vai se acostumar. Estamos aqui pra apoiar você. Beijos!

      Excluir
  5. Lindo depoimento fazia mega sem relaxar mas ainda sempre sobrava ponta de quimica. comecei a me dar conta dos cachos do meu cabelo. e gostei. vim morar na espanha e tinha mega e o q fazer depois dos 3 meses???? Começou minha agonia. Tirei o mega e eu mesma comecei a cortar algumas pontinhas. comecei a transiçao em nem saber o q estava fazendo. mas deus é muito bom e me guiou ate vcs . ainda sobra pontinhas me sinto insegura de fazer o BC mas breve sinto q sera o meu caminho. ainda nao sei muito como meu cabelo é sei q ele tb esta gostando da ideia de ser livre kkkkk
    carine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carine! Que legal sua experiência. Estamos aqui pra ajudar em qualquer dúvida, ok? Conte com nosso apoio. Beijos!

      Excluir
  6. Tenho 2 meses sem química muito pouco tempo.Havia parado antes 4 meses, entretanto, não suportei. Mas finalmente estou decidida a deixar meu cabelo lindo, natural e saudável. É um pouco cedo pra enfrentar a tesoura, mais o meu momento vai chegar, e espero ansiosa por ele . uhuu
    Esse post me ajudou muito, alias parabéns pelo blog :*

    ResponderExcluir
  7. Passei por esta transição há 12 anos, fazia relaxamento e quando resolvi que queria meus cachos originais não queria cortar porque gostava muito dos cabelos longos. Então fui cortando aos poucos e só consegui meu cabelo totalmente sem química depois de aproximadamente dois anos. Mantive os longos naquela época, mas agora depois de tanto tempo resolvi cortar muito e mudar totalmente meu visual. Estou apaixonada pelos cabelos curtinhos. Vocês que estão passando por isto agora, não acho que devam se preocupar com o que os outros vão pensar, mas com o que realmente faz com que se sintam bem.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei uns 3 meses cultuando o cabelo relaxado mas um belo dia eu mesma mandeia tesoura em tudo. Foi um alívio! Hoje estou há 9 meses sem química ( momento crítico, confesso... não tá grande o suficiente, nem curo o suficiente e a hidratação começa a ficar mais difícil...) Mas não volto para a escravidão da química por nada! Parabéns blogueiras em geral por incentivar esta libertação a todas nós crespas e cacheadas!

    ResponderExcluir
  9. Estou a 8 meses sem quimica, tenho um pouco de receio pra cortar meu cabelo, tenho medo que não fique bonito pois, tenho testa muito grande e não sei como vou fazer para disfarsar; afinal meu cabelo de 8 cm acabam se tornando 3 cm ele é do tipo bem enroladinho. Me ajudem por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jack, é tudo uma questão de hábito. A primeira atitude é o corte, depois você se adapta e descobre os caminhos do seu cabelo.Não tenha medo e conte com nosso apoio. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  10. Meu nome é Adriana. Estou a quatro meses sem química mas o comprimento do meu cabelo tem guanidina. Por enquanto to conseguindo manter com escova e chapinha mas a raiz já está muito alta e tá ficando difícil a manutenção . To pensando seriamente em fazer big chop mas tá faltando coragem pq o cabelo ficara muito curto e eu nunca tive cabelo curto. Pensei Tb em cortar e colocar trancas até ter um comprimento maior, mas to muito indecisa !!!!!! Preciso de ajuda.....

    ResponderExcluir
  11. Oi sou a Vicky tenho 15 anos, meu cabelo è ondulado, (2c) eu fiz relaxamento e depois fiz progressiva.. ja fazem 8 meses que estou sem quimica e meu cabelo ta muuuuuito confuso... as ondas nao definem, o comprimento ta meio liso... vou cortar ainda esse mes...

    ResponderExcluir
  12. Olá! me chamo Simone, usei aplique desde meus 14 anos, agora ja estou com 38! E desde Março decidi q cansei, a guarnidina q usava para relaxar antes de colocar aplique destruiu meu coro cabeludo, pois fez feridas que saiam uma especie de agua, ai q dor! e os meus cabelos, quebraram muito e sem falar das pontas que sobravam finas e sem vida...Até que eu disse chega..pra que isso!!! fiquei 3 meses em transição e a 2 meses cortei !! Ai que maravilha q liberdade!! e Q poder o nosso black nos dá!! Minha ansiedade passou, cuido dele com maior carinho e me sinto feliz! :))

    ResponderExcluir
  13. a 6 meses estou em transiçao mas com o apoio da familia e amigos ta saindo tudo bem

    ResponderExcluir
  14. ESTAVA A 4 MESES EM TRANSIÇAO,CAIR N BESTEIRA DE DR A SELAGEM. AGORA ESTOU NOVAMENTE EM TRANSIÇAO E MUITO ANCIOSA PELO BIG CHOP.

    ResponderExcluir
  15. Tenho o cabelo 2b e muito cheio, já relaxei e alisei ele até que chegou o momento de dizer
    CHEGA! Estou em transição a três meses e já penso em cortar, mas tenho muito medo do que vão dizer de mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eleanor! Antes de tudo: parabéns pela coragem de tomar uma decisão. É bastante pesado optar por parar com as químicas e sabemos que o medo chega, sim. Independente disso, tome o tempo que precisar, procure apoio em pessoas que te inspirem e fortaleçam e, acima de tudo, prepare sua mente para ser maior que a opinião alheia. No fim das contas o que mais importa em vencermos o sistema e sermos só quem somos. Lindas e únicas como somos. Desejamos sorte na caminhada e conte com a gente. Estamos no email blogmbp@gmail.com se precisar conversar. Beijos!

      Excluir
  16. Fiz meu bc hj , e me sintoo triste porque muita gente me criticou por causa do meu cabelo curto

    ResponderExcluir
  17. Olá. .. Estou a três meses sem química e queria fazer o bc com 6... infelizmente não estou suportando a diferença de textura. .. mas tenho o rosto redondo e morro de medo de ficar muito feia de cabelo curto.

    ResponderExcluir
  18. Estou a um ano usando tranças de kanecalon e há um mês decidi tirar pois tenho medo de causar alopecia com o uso continuo da fibra que faz com que pese o cabelo, estou mega feliz de está usando meu joazinho,cheiooooooooo....kkkkkkkkkkk,me sentindo nas nuvens.....

    ResponderExcluir
  19. valquiriamartins4321@gmail.com18 de dezembro de 2015 às 10:51

    Ontem comecei meu BCnão é fácil ouvir comentários do meu filho mas peço ajuda de como usar hidratar qual creme usar enfim sou perdida no assunto

    ResponderExcluir
  20. Estou em transição a 6 meses,mas esta ficando difícil manter as duas texturas,estou querendo fazer o BC mas tenho medo de ficar muito curto e feio.

    ResponderExcluir
  21. Eu estor em transição a seis meses e quero fazer o bc em abril to muito ansiosa.

    ResponderExcluir
  22. Menina me ajude,meu cabelo está horrível alisado com crespo e enrolado junto tenho vergonha dms. Preciso ajuda,perguntou meu namorado ele fala esta bom, mas minha melhor amiga fala.... amiga está feio demais corta tira essa Química toda ai, cuida dele.
    Estou com medo, vergonha do meu trabalho, minha igreja enfim vão ficar rindo e criticando.
    Já sofri Billings infância toda e agora dps velha novamente, acho que ñ consigo.
    Mas preciso ajuda.

    ResponderExcluir
  23. Tenho 50 anos,estou em transição ja tem 10 meses,estou na luta pra acostumar e fazer o bc.Tive câncer de tireoide no devo usar mais dormir,o que me anima são os videos das meninas cacheadas,obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Posso dizer a vocês que tenham força e coragem. Fiz meu BC há vinte dias, tive bb há um mês e vinte dias. Olhei para o meu cabelo detonado pela química e pelo periodo de puerpério e tive coragem de cortá-lo depois de nove meses de transição. A princípio foi uma mega empolgação, depois me achei horrível no espelho mais não tinha mais volta. Enfrentei o medo de sair na rua e algumas pessoas falavam que estava ótimo e outras eu percebia o olhar torto. Meu pai ligou na hora pra dizer que eu estava louva. Mais agora me olho no espelho e me sint livre, não me importo com a opinião dos outros mais sim com a saúde dos meus cabelos e a beleza de ser diferente, de olhar pra outras mulheres que passam horas e horas estocando os cabelos e ter orgulho de saber que sou única e meu cabelo é original. Portanto meninas não tenham medo, o cabelo cresce e com ele a nossa auto estima.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!