COMO SUPERAR OS 5 MAIORES DESAFIOS DA TRANSIÇÃO

por Élida Aquino
Foto: Carlos Hauck | Modelo: Tainá Lima
      No MBP há muita inspiração para crespas e também para quem deseja voltar ao próprio cabelo. A gente sabe que nem sempre os cabelos incríveis da outra Meninas que aparece na foto ou vídeo parece se encaixar na realidade, não é? Para grande parte de nós, o momento de enxergar o próprio cabelo totalmente crespo, bem tratado, bonito e realizador após todo desgaste da transição, parece distante e inatingível.
      Nas próximas linhas está uma adaptação do "How to overcome the 5 biggest challenges of transitioning" lá do blog Black Girl With Long Hair, apresentando cinco desafios muito comuns para quem se encontra em transição e também o segredo para superá-los. Queremos dizer para quem está nesse momento que, por mais difícil que a missão possa parecer, haverá resultado e será incrível, sim. Não desistam, sigam em frente, amem-se, respeitem seus abelos e cuidem bem deles. Vai dar tudo muito certo.

Desafio 1 - Diferentes texturas
       De todos os desafios, esse geralmente é o mais difícil para quem está em transição. Quando se trata de desembaraçar, executar a limpeza e outras coisas, parece que quem já está totalmente crespa, com textura uniforme, encontra maior facilidade - especialmente usando materiais apropriados, como pente de dentes largos, por exemplo. Mesmo desembaraçar com os dedos pode ser um desafio nesses casos. Em vez de se lamentar por causa da facilidade que essa atividade parece ter quando você assite vídeos no YouTube, analise sua situação. Primeiramente, anime-se com o progresso que já obteve. Mesmo que você ainda esteja na segunda semana da transição, já é possível notar alguma mudança na raiz de seu cabelo. Se o seu processo já está mais adiantado, perceba a beleza do cabelo natural que já cresceu ao invés de focar nos defeitos (ou seja, no que você não tem). Fique animada com o que já está acontecendo! Você ainda não pode terminar de lavar e sair sem ter que passar por um longo processo? Existem muitas que estão totalmente crespas e não podem. Em vez de só observar a metade do cabelo com textura crespa e a outra metade com química, encontre novos penteados, novas técnicas que lhe permitem tirar proveito de seu cabelo em transição. Se você fizer twists, por exemplo, ninguém dirá que está em transição. Encontre um ritmo e não pare.

Desafio 2 - "Se meu cabelo parecesse com o da..."
        Pare. Agora. Quem está em transição gasta muito tempo reclamando do próprio cabelo e gasta a mesma quantidade de tempo desejando ter o cabelo cheio de volume, brilho e cachos das blogueiras e vloggers crespas. Sim, elas têm cabelos lindos, eles são imponentes. Os penteados que elas fazem, são "de morrer". Nós entendemos, acredite. Também fazemos isso. Porém, adorar o cabelo da outra enquanto olha para o seu com desprezo, é a receita para o fracasso na transição. A transição dá a oportunidade de aprender uma grande lição sobre o próprio cabelo. É um processo tão extenso que não há escolha a não ser aceitar o cabelo como está e, enquanto há o esforço para tolerá-lo, é possível também aprender como amá-lo, certo? Esse momento proporciona uma excelente oportunidade de abraçar o próprio cabelo - em dias bons e ruins. A textura que você tem agora é a mesma que você sempre teve, sempre terá... e você pode muito bem continuar e amar o seu cabelo.

Desafio 3 - Lidar com os danos
      Quem está em transição deve entender desde o início que uma certa quantidade do cabelo está danificada e propensa a outros danos, mesmo esquecendo chapinha e secador ou sempre usando métodos de proteção. Na transição o cabelo está mais sensível. É mais provável apresentar pontas duplas, ressecamento, e que a divisão entre o cabelo em crescimento e o danificado fique horrível. Pra essas pessoas, aparar o cabelo deve ser uma atividade realizada com mais frequência. Por todos esses motivos, um comprimento muito grande logo de início não deve ser esperado. Depois aceitar isso, será possível amar o cabelo em transição. Em vez de reclamar da fragilidade do cabelo, fique realizada e feliz quando achar o melhor jeito de desembaraçar e também produtos que amenizem essa quebra dos fios. Você também pode encarar a queda de um jeito bom. Pense que está abrindo espaço para novos cabelos, mais saudáveis.

Desafio 4 - Desistir
      Quanto o cabelo está meio natural e meio alterado quimicamente, nada parece ficar bonito, os produtos parecem não fazer efeito, e desembaraçar é um pesadelo... São esses momentos que deixam quem está em transição mais vulnerável. A tendência é parar, reclamar e pensar que a voltar para a rotina escova e chapinha é a melhor opção. Durante esses períodos, é muito importante parar e pensar nos motivos que lhe fizeram começar a transição. Talvez tenha sido por um desafio pessoal, você pode ter entendido o valor do seu cabelo em sua identidade e negritude. Ou talvez o seu cabelo estivesse tão danificado, que não havia outra opção. Em todo caso, reafirme sempre os motivos que fizeram você embarcar nesta jornada até o cabelo natural. Rever fotos antigas, de quando seu cabelo estava feio, quebrado, muito mais indefinido, pode ser um bom exercício. Depois disso, toque no seu cabelo, perceba o quanto os cachinhos são bonitos e estão saudáveis. A diferença vai mostrar o quanto vale a pena persistir. Mais uma vez: aproveite para crescer com o processo, conhecer melhor seu cabelo e todo contexto cultural e político que o envolve. 

Desafio 5 - Tem que cortar agora(?)!
     Pressão, muita pressão. Em muitos dos blogs, sites, canais e etc., pessoas pressionam quem está em transição para cortar logo o cabelo. Na maioria das vezes, isso expressa a vontade que há de ver todas felizes com seus cabelos o mais rápido possível. Entre a insistência dos outros e as frustrações pessoais, recorrer à tesoura pode ser muito tentador, mas é importante saber que cada um possui um ritmo particular até conseguir resultados satisfatórios no cabelo. Quanto mais confortável for essa caminhada, maior o sucesso no fim. Então, não corte o cabelo se não estiver feliz com o comprimento do cabelo natural e nem se não estiver pronta para um corte. Se você fizer isso sem estar convicta, fará por causa dos outros e não por você mesma. Lembre-se sempre que as pontinhas danificadas podem melhorar bastante om tratamentos intensos, podem ganhar novas formas com texturizações... Satisfaça a sua vontade e corte se quiser.

      E aí? Estão inspiradas? Já passaram por essas fases? Contem pra nós em quais desses desafios vocês aprenderam a amar seus cabelos! Desejamos que todas estejam felizes com quem são e que encontrem sucesso durante esse processo. Contem com o apoio de todas as MBP. Beijos crespos.



This entry was posted on 22/02/2013 and is filed under ,,,,,,,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

261 Responses to “COMO SUPERAR OS 5 MAIORES DESAFIOS DA TRANSIÇÃO”

  1. Eu passei pelo momento de transição e foi super, mas super difícil. Hoje em dia estou super feliz com meu cabelo natural, sensação de liberdade total.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou natural desde dezembro de 2011. Esperei mais de seis meses pra cortar o meu cabelo, sofri bastante, meio crespo e meio liso, com química antiga. Um dia fui ao salão e pedi a cabeleireira pra passar a tesoura, fiquei de costas pro espelho e quando virei e vi que eu não tinha mais nada, chore MUITO, mas ela me disse:" cabelo é igual capim" e realmente é. Haha estou super feliz, de verdade. É como se eu honrasse todo o meu povo, minha cor, minha raiz, é uma sensação difícil de definir, só quem passa por isso sabe como é, agora me sinto original, esse é meu cabelo, eu sou assim, eu quero ser assim. Na verdade eu sempre quis ser assim, a transição assusta, intimida, quer ter cabelo crespo mas tem medo do sacrifício. Só digo uma coisa: vale muito a pena, muito mesmo.

      Excluir
    2. Marina! Que alegria ler isso. Muito orgulho de você.

      Excluir
    3. Mariana, me emocionei com seu depoimento! Também estou na fase de transição tem 8 meses e já fiz vários cortes, fala pouco para eliminar do cabelo com química, agora estou na dúvida se eu mesma corto ou vou a um profissional... Elida, amei seu blog. Parabéns meninas.

      Excluir
    4. Nailah, é um prazer ler seu comentário. Então logo menos teremos uma foto sua, totalmente natural, para postar na página???
      Feliz!!! Precisando, estamos aqui!
      Beijos crespos!

      Excluir
  2. Meu cabelo esta em crescimento, deixei a quimica em 02/2012 E em nov/2012 cortei toda a quimica, ficou um black baixo, ao me deparar com um tipo 4 me desesperei um pouco, achei que nao conseguiria mudar sua textura.... mas resisti. Com hidro e mais hidros... hoje ele ja cresceu e eu nao tiro a mao dos cachos rssss sao piquininhos. Porem macio.... sei que posso melhora-lo muito mais, dando mais atencao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que feliz! É isso que queremos mostrar. Não existe cabelo ruim... Tudo é uma questão de cuidado.

      Excluir
  3. Meu último relaxamento foi em out/2012. Fazia a cada 40 dias. Estou quase surtando rsrs.

    A parte + difícil é desembaraçar todo dia de manhã. Outra dificuldade é que ele demora muito mais para secar naturalmente.

    Mas, tô firme e forte. Assistindo aos vídeos e lendo matérias como essa, para ajudar a manter firme o propósito! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você está aqui, Drika! Que produtos está usando? Seria legal se fizesse testes das diferentes técnicas de twists. Além de igualar a textura, diminuem esse drama da hora de pentear, preservam os fios, seguram a hidratação e você pode fazer com o cabelo já seco (é só usar um óleo, gel, leave in e etc, para segurar a forma).

      Excluir

    2. Eu estou iniciando o processo,ja tenho 2 meses longe dos quimícos.mas ainda nao sei se parto para tesoura ou continuo com o cabelo desfrizado

      Excluir
    3. Delfyna, tem várias formas de passar pela transição, mas a melhor delas é você passar da forma mais confortável possível!!!
      Como você prefere?
      Beijos crespos!

      Excluir
    4. Oi meninas, fiquei na vida de química por 2 anos + -, e iniciei o processo de abandono...kkkkk. à 8 meses...estou adorando porque foi aí que aprendi uma coisa muito importante na vida..EU SOU IMPORTANTE PARA MIM MESMA E TENHO SIM QUE GASTAR O MEU TEMPO COMIGO MESMA, cuidar do cabelos é um ótimo caminho, aprendi vários penteados na internet principalmente tranças...quase não uso meu cabelo solto, só na hora que lavo até secar , depois vou eu praticar as variedades ....não é perda de tempo quando cuidamos de nós mesmas, É ISSO QUE AS MULHERES PRECISAM APRENDER.......EU APRENDI e estou indo muito bem na transição e não vou cortar, eu amo cabelo comprido.....bjs meninas..feliz ano novo e se amem mais...

      Excluir
    5. Oi meninas, fiquei na vida de química por 2 anos + -, e iniciei o processo de abandono...kkkkk. à 8 meses...estou adorando porque foi aí que aprendi uma coisa muito importante na vida..EU SOU IMPORTANTE PARA MIM MESMA E TENHO SIM QUE GASTAR O MEU TEMPO COMIGO MESMA, cuidar do cabelos é um ótimo caminho, aprendi vários penteados na internet principalmente tranças...quase não uso meu cabelo solto, só na hora que lavo até secar , depois vou eu praticar as variedades ....não é perda de tempo quando cuidamos de nós mesmas, É ISSO QUE AS MULHERES PRECISAM APRENDER.......EU APRENDI e estou indo muito bem na transição e não vou cortar, eu amo cabelo comprido.....bjs meninas..feliz ano novo e se amem mais...

      Excluir
  4. Muito massa!! Passei por tudo isso, mas nunca pensei em desistir, mesmo com minha mãe dizendo que seria melhor se eu continuasse alisando e mesmo sem ter o apoio e a compreensão de ninguém da família.
    Foram 8 sofridos meses em transição e eu não poderia estar mais feliz... Estou livre, natural e amando essa fase de redescobertas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fez Big Chop ou cortou aos poucos, flor?

      Excluir
    2. Eu fiz o Big Chop! Durante a transição eu cortava umas pontinhas de vez em quando. Fiz o BC na doida... Cortei no carnaval, em casa, umas duas horas antes de viajar, porque era impossível viajar com um cabelo daqueles. Geralmente eu penso muito antes de tomar alguma decisão, mas eu amei ter agido por impulso nessa hora! hahaha

      Excluir
    3. Que maravilha! Você já pensou em mandar sua história para nosso e-mail? Realmente precisamos ser decisivas na hora do corte!
      Temos orgulho de ti!
      Cadê as fotos? ;)
      Beijos crespos!

      Excluir
  5. Estou desde 30 de setembro de 2012 sem passar alisante ou escova progressiva. Realmente não é fácil muitas vezes pensei em desistir por não saber lidar com meu cabelo, mas ao ler blogs como o seu me vez pensar que valerá a pena. Só tenho uma dúvida,talvez você possa me esclarecer, pintei meu cabelo de loiro será que isto afetá a transição? Achei que ficou até bom o processo de clareamente, mas ouvir dizer que não é bom. Nó mais obrigado por suas declarações me ajuda muda na batalha da transição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usou tintura ou tonalizante? Alterou muito a estrutura do fio? Algumas "naturalistas" não usam tintura por causa do risco. A química de algumas delas pode fazer o efeito do "relaxamento", aí todo o trabalho da transição seria perdido. Teve algum efeito contrário? O cabelo ressecou ou coisa assim?

      Excluir
    2. Não senti mudança no meu cabelo após o clareamento. Mas ouvir dizer q não é bom, só queria ter certeza pois não farei mais. Obrigada!

      Excluir
  6. Meu ultimo relaxamento foi em outubro de 2012...decidi assumir meu cabelo natural depois de uns 18anos na quimica.
    Não estava mais aguentando ele de duas texturas....sem contar depois de lavar os cabelos a pecuca que ficava no chao, quando ia desembaraçar... um belo dia muito cansada..resolvi cortar todo o cabelo
    Cortei mesmoooo... esta bemmmm curtinho.. ainda esta sem forma, estou aprendendo a cuidar dele, mas ja dá pra ver meus cachinhos bem pequenininho rs... uma graça!!!! Ouço muitas pessoas comentando que esta feio...até me perguntam o pq eu fiz isso... mas não me importo muito... sei que nao esta lindo maravilhoso... mas sei como eu quero deixar e é isso que importa.

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você inspira, preta! Que produtos está usando? Já conhece o Bepantol? Ele dá uma turbinada na hidratação e auxilia no processo de crescimento.

      Excluir
    2. Força amiga!!!
      Tenha dó das meninas que falam que o seu caelo esta feio, enquanto o delas é cheio de quimica...

      Excluir
  7. Larguei a química em 2009 e estava com uma juba natural enorme até o ano passado quando tive a infeliz ideia de fazer luzes, ressecou o cabelo, as pontas ficaram com uma textura estranha como se tivesse alisado e nada dava jeito. Aproveitei pra dar um corte que sempre quis ter e curti o momento! Hoje ele já está crecendo mais, mas guardei a tesoura. Ainda tenho uns fios coloridos e estranhos, mas to tranquila, porque já passei por essa espera uma vez e deu certo. Não desistam meninas! Vale muito a pena ser natural!

    ResponderExcluir
  8. Estou em transição mas não vou cortar meu cabelo, vou deixar a raiz crespa crescer na boa. Já tenho 5cm. Trato muito ele e está ótimo. Estou na linha: Deixa a vida me levar... Bj e lindo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Regina! O que você está usando para fazer a manutenção?

      Excluir
  9. Ai que post maravilhoso, era tudo que eu precisava ler hoje. Estou passando por transição desde novembro e o cabelo enrolado na raiz e espigado no comprimento as vezes desanima muito. Mas tenho visto tantas fotos maravilhosas de cabelões cacheados e sinto muita saudade dos meus cachos. Dessa vez vou valorizá-los e amar o volume que ele tem ao invés de lutar contra ele. Muita força na peruca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que linda! A gente deseja forças, Denyse. Estamos aqui pra o que precisar.

      Excluir
  10. ESTOU EM TRANSIÇÃO DESDE NOVEMBRO DE 2012, POUCO TEMPO E JÁ ESTÁ TÃO DIFICIL...AS MINHAS COLEGAS DE TRABALHO ME MANDAM RELAXAR MAIS EU JÁ ESTOU DECIDIDA VOU PERMANECER! ME INDICARAM O BELEZA NATURAL PARA DEFINIR MAIS OS CACHOS VOU TENTAR ESSA ALTERNATIVA E QUANDO EU ESTIVER PRONTA PARA CORTAR VOU FAZER ISSO! BJO, AMEI O POST.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rute! Tenta soluções mais naturais pra definir os cachos... A qupimica pode fazer ele perder a forma com o tempo.

      Excluir
    2. Oi Rute fui no Beleza Natural e voltei com o cabelo esticado.

      Excluir
    3. Rute, só fica bonito no inicio, depois fica um lixo...

      Excluir
    4. Rute, não é querendo desmerecer, mas o beleza natural, não é natural, é química, e se você procurar reclamações do beleza natural, certamente vai ficar decepcionada.. Mas se quiser tentar, vai fundo, pois só assim, é que a gente descobre como as coisas são de fato.

      Excluir
  11. Tenho 24 anos e desde os 7, já fazia relaxamento. Aos 15 passei a fazer as tais escovas progressivas, definitivas e todas as "ivas" que me indicavam... Há 4 anos, joguei tudo pro ar e decidi passar loooonge de qualquer processo químico. PASSEI SOMENTE HIDRATAR...nem selagem eu faço! Entretanto, meu cabelo NUNCA MAIS foi o mesmo. Ele não reage...não completa os cachos de jeito nenhum! Já cortei curtinho 2 vezes...Uma vez em fevereiro de 2010 e outra em outubro de 2011. Mas quando ele começa a passar do ombro, volta a ficar com as pontas esticadas. Minha única opção é continuar o deixando longe das químicas, mas vivendo com ele escovado.E como meu sonho é voltar aos cachos da minha infância, acabo cedendo e modelando alguns cachos falsos com a chapinha. Sei que todo mundo que passa pela transição, espera UM MILAGRE!! Comigo não é diferente... só que 4 anos, não são 4 dias... =/ Até afro permanente eu já pensei em fazer... Mas todo mundo que pergunto sobre o assunto, me coloca muito medo, então também desisti. Queria muito uma indicação, uma solução, uma dica... qualqueeeeeer coisa!!Até uma bronca se for preciso... rs! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentou twists? Não funciona cortar só as pontas lisas?

      Excluir
    2. Ola Mimim!
      Voce parou a quimica, mas continua fazendo escova? Talvez isso seja o problema das suas pontas. Nao adianta voce pode ficar muito tempo sem usar quimica, mas se continua a usar escova e prancha suas pontas vao permanecer esticadas. Olha a palavra de ordem pra quem esta em transicao e HIDRATACAO, e muita! Use produtos naturais e veja a diferenca, vale muito a pena.
      Bjo

      Excluir
    3. Entendi que eles não cacheiam mais. Certo?

      Excluir
  12. Meu ultimo relaxamento foi em agosto/2012. Moro na França atualmente e por qaui, ter cabelo cacheado nao é facil nao, nao tem produtos, nem mesmo shampoo ou creme para pentear que preste. Semana passada cortei uma boa parte da quimica, meu cabelo esta curto, mas como os profissionais daqui nao tem pratica com o nosso tipo de cabelo, fizeram um corte horroroso que estou tentando arrumar aos poucos. A transiçao ja é dificil, e quando estamos em um lugar onde nao temos produtos adequados somado ao preconceito das francesas que olham atravessado para a "tentativa" dos meus cachos atuais, fica muito mais dificil, mas nao to nem ai! Vou cortar eu mesma meu cabelo daqui para frente e me viro como posso com os produtos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te damos muito apoio, Luana. E se quiser, pode desabafar sempre. Entra em contato por email. blogmbp@gmail.com, pra o que você quiser. Beijos e força.

      Excluir
    2. Muito obrigada, MBP!! E bom saber que posso contar com o apoio de vcs!

      Excluir
    3. Oi Luana!! Minha querida, posso dizer que compartilhei um bom tempo do seu tormento, pois moro na Alemanha e assim, como na França aqui nao eh tbm muito facil de encontrar produtos para afros. Nao sei se te ajudará como dica, mas o que estou atualmente usando e amando nos meus cabelos é o oleo da linha tres oleos da garnier( uso o oleo, o creme de pentear e comecei a pouco a usar a hidratacao), mas tbm uso a linha de primeiro socorros da John Frieda para cachos. Essa eu adooooooooro ( esses uso hidratacao, mascara, shampoo e condicionador). Ah, e comecei tbm a usar o gel de linhaca e ele ajuda a definir muito meus cachinhos.
      Espero ter ajudado.
      Qualquer coisa se quiseres mais detalhes podes me mandar email crisgonli@hotmail.com
      Xero!

      Excluir
    4. Oi Cristiane, estou comecando a minha transicao e moro tambem na Alemanha e me interessou o gel de linhaca, voce pode me dizer onde posso encontrar e se tem esse nome aqui na Alemanha.
      Brigadao, Lucia

      Excluir
    5. Oi gente também moro na França e estou no meu quarto mês de transição, é verdade que os cabelereiros afros aqui não sabem lidar com cabelo natural. Produtos pro nosso cabelo são dificéis de encontrar pois a maioria dos produtos sao para cabelos tipo europeu, mas o que me salva é que eu encontrei excelentes produtos nos sites internet como o amazon. Se alguém quiser passo o endereço de mais sites.

      Excluir
    6. Lerma, é sempre bom ter esses endereços, vamos difundir para que o cuidado com os fios crespos seja mais acessível.
      Beijos crespos.

      Excluir
  13. Elida, amei o post! Foi todinho pra mim...
    Estou há quatro meses sem química no cabelo e realmente lidar com duas texturas não é fácil, embaraça, a hidratação não dá o efeito que deveria... ufa, bem difícil.
    No inicio da transição eu fazia escova para igualar o cabelo, agora não faço mais. Tenho feito trancinhas e twists, cortando aos poucos a parte relaxada...
    Antes pra mim meu cabelo era só um detalhe, não tinha paciência de cuidar em casa, arrumar do meu jeito... só ia no salão, arrumava e pronto. Agora não, estou conhecendo meu cabelo, me dedicando a ele, investindo tempo e amando cada vez mais.
    Um beijo e parabéns pelo blog de vocês!
    Lauri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ler isso! Haja no tempo que mais te deixar confortável, sem pressões. Conte com a gente no que precisar. Como estão sendo as experiências? Que produtos está usando?

      Excluir
  14. Eu estou nessa transição desde julho de 2012.. meu cabelo ta no ombro e quase todo natural, mas a franja ainda é meio lisa meio cacheada, fora que meu cabelo tem MUITO volume.. nunca gostei de cachos, desde que me entendo por gnt. Mas vi que assumir quem eu sou é o melhor caminho ;D hje amo cachos e estou tentando lidar com o volume. Gostei muito das dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Amanda? Já testou o gel de linhaça? É natural, define bem o cacho e dá uma controlada no volume de acordo com a aplicação.

      Excluir
  15. Oi, pessoal. Me chamo Michelle Arruda, moro no Rio e estou em plena transição.
    Decidi deixar a química em janeiro deste ano. Faz mais ou menos 1 mês e meio que não relaxo e tudo o que vocês relataram eu estou vivendo!
    Os meus cachos sumiram. Até pq, os meus fios são bem fininhos. Acho que foi o tempo que relaxei... não sei!
    Mas, acompanho o blog e a página do facebook todos os dias e estou muito inspirada.
    Sei que daqui a pouquinho verei os meus lindos e amavéis cachos!
    Ah! Vocês indicam algum creme para esta fase de transição?
    Forte abraço a todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michelle! Muita hidratação com produtos bons, Bepantol e gel de linhaça. A linha Elseve Hidra-Max Colágeno, Pantene Cachos Perfeitos e Natura Cachos Marcantes são as que mais encontro nas indicações.

      Excluir
  16. Olá,meninas!Meu nome é Tamara.Também estou em transição desde junho do ano passado.Já estou há 9 meses nessa jornada,mas ainda não me sinto pronta para cortar toda a parte com química.Fiz mais um corte este mês,o terceiro desde o início,e pretendo cortar o resto da química quando completar 1 ano.Como a parte natural já está com uns 10cm,chegou uma hora que ficou inviável lidar com as 2 texturas sem estilizar,então,desde o início do ano venho fazendo o 'dedoliss',cachinhos com os dedos,para dar uma igualada no cabelo.O efeito é ótimo,o problema é que é bem trabalhoso fazer isso 2x por semana.Mas sigo firme e forte apesar das pessoas me acharem meio louca.Não vou desistir de voltar ao cabelo natural e só vou cortar toda a química quando me sentir à vontade.É o caminho que eu escolhi.
    Meninas,parabéns pelo blog!E força a todas!Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você está decidida e já achou um jeitinho, Tamara! Conte com nosso apoio.

      Excluir
  17. Oláaa, então aqui estou eu nessa transição que me parece um período demoníaco, estou lutando a cada dia para resistir a tentação de não pegar o potinho da guanidina e alisar o cabelo, estou desde novembro de 2012, sem alisar e eu alisava todo mês pra manter ele bem baixinho... decidi parar de alizar porque faço isso desde os 12 anos de idade e simplesmente cansei de lutar com chapinha e escova na hora de sair, sem contar que desejo muito um novo visual, não suporto mais me olhar no espelho e ver a mesma figura, confesso que estou meio apreensiva em como será que vai ficar meu cabelo, pois ele é muito vazio e super fininho, não tenho certeza se vou conseguir ficar com o cabelo bonito como vejo em muitas pessoas e isso me deixa muito nervosa, como se já ñ bastasse ter que lidar com o cabelo no estado em que está que nada fica bom e super ressecado.... ai ai ta sendo difícil, mas espero continuar forte e não voltar atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força, Milly! Muito cuidado, muita hidratação, amor e vidrinho de Bepantol solução pra completar. Vai passar e você vai se sentir mais feliz ainda. Conte com nosso apoio.

      Excluir
  18. estou em transição, mas nao me incomodo muito , fa fazia 4 meses que por causa de tempo, eu nao conseguia fazer escova progressiva, ou selante, ou discovery entao, decidi aproveitar tudo isso para deixar meu cabelo respirar, confesso que qdo comecei a usa-lo crespo me assustei pois ja não sei mais como cuidar do meu cabelo crespo, mas blogs e videos estão me ajudando muito, to curtindo meu processo,qdo minha mae ou a familia me ve fala nossa como seu cabelo ta alto kkkkk dou risada e sigo em frente, o que me ajuda é o baby liss na parte esticada e pronto, sempre disse e falo para todos a minha volta O IMPORTANTE É NOS SENTIRMOS FELIZES,o resto Deus dá um jeito, bjos a todas e força, isso é só uma faze e como tudo na vida, tambem vai passar...:)

    ResponderExcluir
  19. também estou em transição e não é fácil mesmo,estou no período onde nada resulta,nm um creme,nm liven nm pomada,nada,é complicado,mas chegarei la!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentou fazer twists com um bom produto, Claudia? Eles podem servir até como base para penteados. Pensa nisso.

      Excluir
  20. Oi Meninas que estão vivendo esse momento de transição, estou muito feliz apesar de ser muito dificil essa fase, estou aprendendo vários truques, penteados para aguentar e ter paciencia, até toda a química sair do meu cabelo, hoje mesmo adorei meu day after, ontem fiz baby liss nas partes que está sem cachos devido a quimica e por incrível que pareça foi o dia em que acordei, me olhei no espelho e gostei do que vi, me senti bela.
    Adorei esse post, ele me ajudou e vai coninuar me ajudando, valeu, beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  21. olá, desde novembro de 2011 não faço alisamento, e realmente é muito difícil. Muitas vezes, pensei em desistir, mas sempre aparecia alguém com cabelo black lindo e eu tirava forças para continuar. Ainda não cortei o cabelo, já tirei algumas pontas, mas ainda não estou preparada para esse passo, e tmbm preciso saber quais são os melhores cortes para o meu cabelo. Enquanto eu não corto, tento variar, para não desanimar, faço babyliss, outras vezes faço uma escova e chapinha.
    Muita gente já me falou para eu só fazer um relaxamento, mas eu continuo forte no meu objetivo, muitas vezes acho que as pessoas não conseguem ver a beleza que eu vejo no cabelo crespo, mas tudo bem, eu me sinto realizada por estar chegando ao 1 ano e 4 meses e sem fazer uma mudança radical.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que importa! Busque se satisfazer primeiro. Conte com nosso apoio no que precisar.

      Excluir
  22. E além destes cinco desafios, tem MUITOS outros. Dentre estes, está bem no final, depois q o cabelo está todo natural: A dona simplesmente pode não gostar dele, preferindo, por exemplo, um cabelo cacheado ao invés do crespão. É aí q a coisa pega, pq é a estética pessoal q está em jogo e nem sempre a "mãe natureza" dá o q realmente se quer, e isso é muito chato. Eu mesma, por ex, prefiro cacheado a crespão, o meu parece ser crespão e tô nesse "pega-pra-capá", deixando o cabelo crespo crescer, esperando a hora de fazer o grande corte para tratá-lo como se deve - pq sinto q enquanto a parte com química(permanente, para ser exata) estiver aí, nunca poderei tratar a parte natural adequadamente, portanto, prefiro tratá-la sozinha, daí minha vontade de fazer o "grande corte".

    Dito isso, apesar de amar cacheado, não pretendo voltar a cachear com química, pretendo fazê-lo o mais natural possível, com trança, twist, bigudin + creme e o q mais encontrar.

    É uma batalha difícil, q exige paciência mas(espero!) q compensa no final.

    bjos! ;)

    Eneida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai compensar! Desejamos sucesso e que você seja feliz com as infinitas possibilidades que o seu cabelo pode oferecer.

      Excluir
  23. Como contei no facebook, não tive coragem de fazer o megacorte, fui cortando 4 dedos umas 3 ou 4 vezes por ano e o cabelo foi se renovando... Demorou 2 anos para ver os cabelos renovados, super cacheados, agora falta eu cortar somente as pontinhas... Todo mundo está amando meu novo visual e eu estou com minha auto-estima lá em cima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Mais um caso de sucesso. É possível passar pela transição de muitos jeitos. Desejamos felicidades eternas com essa cabeleira, flor.

      Excluir
  24. O post de vocês têm tudo a ver comigo, tou em fase de transição a 1 ano e 6 dias e a cada dia que passa fico mais ansiosa querendo os meus cachinhos de volta, já pensei em cortar (mas faltou coragem), já pensei em usar tranças (mas acho que não combinam comigo) e agora estava quase apelando pra química (mas sei que não é uma boa escolha). Acabei de ler essa matéria e recebi uma injeção de ânimo, não vou desistir e o que eu mais quero agora é poder ter o direito de ser livre em uma sociedade onde a ditadura da beleza se solidifica no liso-absoluto. A cada cachinho que aparece surge um sorriso no meu rosto :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, ficamos muito felizes com seu comentário! Olha, existem muitos modelos de trança. Tenta uma vez, vai! Pode ser que você ame e aí os benefícios serão incontáveis. Aguardamos mais notícias suas. Beijos crespos.

      Excluir
  25. Estou em transição tem 5 meses, to com uns 4 dedos de raiz natural! Meu cabelo tá nascendo muito estranho em algumas partes, parece que tá totalmente estragado :( pego duas mechas de cabelo do topo da cabeça e percebo grande diferença: uma bem mais lisa e a outra estranha (não dá pra descrever, não é encaracolado, não são cachinhos, é como se tivessem fazendo um pequeno bolo de cabelo).
    Usei química minha vida toda, mas sei que meu cabelo não era assim quando mais nova (ele era ondulado e frizzado, muito armado). É normal ele nascer assim agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seu cabelo está em transição... no momento não tem como saber qual é a textura real dele, só depois do corte. Não desista, hidrate bem a sua raiz, o cabelo crespo precisa de muita hidratação. A imagem que temos do nosso cabelo antes do tratamento químico pode não ser a real. Espere para ver... e nos conte como foi. :)
      Beijos

      Excluir
  26. Meu processo de transição está sendo bem tranqüilo, depois de muito tempo cogitando essa possibilidade resolvi descobrir o que tinha debaixo de tanta química. Eu relaxo o cabelo com freqüência desde os 11 anos, nunca quis que ficassem lisos, apenas que definissem cachos, mas ai perdia o volume e ficava ressecado ( uma farofa). Dezembro de 2012 foi a última vez que usei química, mas antes disso já estava 4 meses com ele natural e estava amando todo aquele volume, então resolvi relaxar pra ver se ficava mais lindo do que já estava (doce ilusão),aí resolvi começar tudo outra vez, mas sem traumas ou arrependimentos, minha transição esta fazendo parte de todo um longo processo de auto conhecimento e aceitação pelo qual venho passando, nem sabia que haviam outras garotas que estava passando pelo mesmo processo que eu, resolvi pesquisar sobre o assunto para ajudar minha mãe que passou a vida inteira com os cabelos crespos mas sem nenhum tipo de cuidado, então a 1 ano optamos pela química (por muita influencia minha), só que ficou muito pior, super ressecados e quebradiços, então por influencia minha outra vez estamos passando pela transição juntas, uma dando apoio para a outra, e qual não foi nossa surpresa esses dias que depois de um corte, muita hidratação e cuidados descobrimos que naquela cabeça habitavam lindos cachinhos.

    ResponderExcluir
  27. Hellow MBP!!
    Sou Dinha Sena ,temho enviado umas ftos p/ a nossa página c/ trança afro e achei 2 ftos minhas na page MBP c/ turbantes.
    Seguinte,já tive meus cabelos 100% naturais e enormes;nos ombros qdo sêcos e na cintura molhados,charme total.Só q resolvi "soltar"um pouco na raiz,ficou mega lindo...continuei na maluquice até q a quimica tomou conta e a parte em natura foi-se embora!
    dia 26/04/2012 fiz a última defrisagem e nca +...estou c/ um palmo natural e uma parte c/ quimica e super estragada;c/ as tranças no cabelo molhado a parte lisa quebrou toooooda;ñ tou nem aí pq a parte natural eatá POTÊNTE...cheia de força e olha q meus fios são finos.Já curto meus cachos naturais e enfim...AGRADEÇO IMENSAMENTE A FORÇA DE VCS!!!!É mto válida essa página!!Amo nossa côr e frizze breve mandarei ftos dele in natura...no aguardo do momento certo p/ cortar!!BJS BJS BJS MTO GRATA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desista do seu cabelo e tente não voltar pra química, ok?! Conte com nosso apoio.

      Excluir
  28. oi
    Chamo-me Edlena e comecei meu processo de transição em dezembro de 2012 (última quiímica foi em Novembro, mas como meu cabelo cresce rápido já em dezembro já tinha muito raiz e me perguntei, pk não???). Até agora tem sido tranquilo, mas o dilema é que fazer com ele meio natura/meio desfrizado. Hoje decidi cortar 70% das prontas queimadas e desfrizadas e fiquei com mais dúvida em como segui com ele a partir de agora. No salão que frequento me aconselharam a fazer um relaxamento usando esse produto porque queria ter mais cachos: http://www.thebeautypot.com/soft-beautiful-soft-beautiful-botanicals-texturizer-relaxers.html#.UWWngKJsBkR. Mas não me convenci e fquei com medo de colocar isso nessa fase tão importante.
    O que me aconselham???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não apele pra relaxantes. Existem técnicas naturais pra conseguir modelar os cachos e definitivamente não precisamos de química. Use o seu cabelo natural.

      Excluir
  29. Oi meninas, sempre usei meu cabelo crespos e armado, mas fazia relaxamento para soltar os cachos, mas resolvi trocar a quimica foi a pior decpção, os cachos sumiram e ficou aquela coisa raiz lisa e o restante cachos, esperei crescer um pouco e passei a tesoura isto foi em setembro/2012, confesso que fiquei mal porque sempre usei ele bem alto e crespo, chamava atenção mesmo e depois se olhar no espelho e não ver aquele volume, nooooooooossa é triste. Mas agora ele esta num tamanho que ainda não to feliz, mas não vejo a hora dele estar bem armado, e quimica nunca mais, estou usando muitos cremes tudo que fala que é bom eu compro, e faço hidratação com bepantol, tomara que ajude a crescer um poquinho mais rapido. O Bom que o meu marido adora ele bem crespo, ele é alemão e adora a minha pele e o meu cabelo pixaim. isto é que me importa. Eu me amo, amo a minha cor e o meu cabelo.

    ResponderExcluir
  30. Olá meninas...

    Estou 3 meses sem colocar química no meu cabelo...:) ...Realmente um período complicado é este: TRANSIÇÃO!!! Não vejo a hora de vê meus cachos, mas paciência. Uma dica: Faça seu cronograma de transição, vai te ajudar! beijos!

    ResponderExcluir
  31. Nossa to passando por tudo isso , também estou em transição , meu cabelo ta quase no ombro já só que tem um probleminha ,
    as partes laterais da frente do meu cabelo ainda tem uns 4 dedos de pontas lisas ,essa são as últimas partes lisas , que tipo de corte vc acha bom pra dá um fim nelas ?
    obrigada !*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer mandar fotos? Nosso email é blogmbp@gmail.com. Acho que seria mais fácil pra ajudar. Beijos.

      Excluir
  32. Estou passando por isso, não uso químicas no cabelo a 1 ano e meio, porém, pra suportar a transição, fazia chapinha semanalmente e isso foi alisando completamente o cabelo que ia crescendo. Hoje faço muitas hidratações e estou perseverante que irei conseguir.

    ResponderExcluir
  33. oiew.eu também estou passando por esse proscesso de transiçao,e tudo paraçe que fica ruim no meu cabelo
    a raiz atraz cresceu muito ja tá na metade do cabelo,mas eu nao gostei de ideia na minha franja,e hoje eu alizei a franja maa nao toda so na frente,2dedos de cabelo so na metade da franja,voce acha que quando o alizamento sair e minha raiz crescer meu cabelo ficará uma parte lisa,no meio cacheado e nas pontas liso denovo?

    ResponderExcluir
  34. para passar por isso eu posso passar chapinha toda semana?e para nao estragar,quantas vezes na semana devo hidratar,meu cabelo cai muito,será que quando a transiçao acabar e meu cabelo tiver todo cacheado ele pode para um pouco de cair?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor é esquecer escova ou chapinha, hidratar bastante e aprender a lidar com ele natural. Transição é momento de aprendizado. Talvez você possa cortar pouquinho e fazer tranças, por exemplo. Veja qual a melhor opção, mas não corra o risco de danificá-lo mais. Beijos.

      Excluir
  35. Apesar de não ter um cabelo afro ( que eu acho lindoo ) eu sou branquinha e se eu passasse a tesoura eu ficaria orrível acabei dando quimíca , resultado me arrependí hoje cuido do meu cabelocomo se ele fosse caceado como era antes e vou começar deste mês a aparar as pontas de 3 em 3 meses estou muito feliz por saber de tudo isso eu esto cuidando muito bem do meu cabelo e uma coisa legal é a manteiga de karitê me ajudou muito nessa fase de transição que é muito desisperadora pra quem como eu não pensou duas veses na hora de alisar . Enfim gostei demais da conta , do blog bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Sinta-se em casa. Estamos aqui para ajudar nesse momento de transição. Se precisa de ajuda, nos chame :) nosso e-mail é blogmbp@gmail.com ou entre em contato pelo facebook.
      Beijos crespos e força na transição!

      Excluir
  36. Eu também estou nesta fase de transição desde julho de 2012 e só posso dizer uma coisa: estou sofrendo muito! É tão desesperador que às vezes choro só de me olhar no espelho! Sempre fiz relaxamento com guanidina com uma ótima profissional e até aí eu achava o meu cabelo lindo! Mas em 2010 eu inventei de aderir às escovas progressivas e definitivas... Foi aí que tudo desandou... Meu cabelo começou a minguar e cair muito! Então achei melhor parar com tudo e voltar ao natural. Mas está sendo muito difícil... Já vai fazer 1 ano que não aplico nenhuma química nele, mas ele ainda está horrível! Devo ter uns 8 cm de raiz natural e todo o resto ainda está esticado! E este resto vai até abaixo dos ombros! Ou seja, vivo de cabelo preso, pois usá-lo solto é IMPOSSÍVEL! Preciso de muito apoio para enfrentar essa fase... Topa me ajudar?! rs Parabéns pelo blog e pela ajuda que vc dá a todas nós! Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Podemos conversar por email? O nosso é blogmbp@gmail.com. Não desista! Quem sustentou um ano, consegue o resto da vida. Beijos!

      Excluir
  37. Começei a transição a uns dias , minha raiz esta com dois dedos , meu cabelo cresce muito rapido eu já fiz o corte black power uma vez e ameei (meu cabelo nessa época não tinha quimica) , mais vc sabe me imformar em que tamanho deve estar minha raiz para eu fazer esse corte denovo e cortar toda a parte com a quimica ? Obriigada bjs *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, você deve fazer quando sentir que quer fazer. Não há uma regra. Pode ser agora, com ele curtinho, ou depois, com o cabelo natural maior. Pense no que você deseja, se vai se curtir com o cabelo curtinho ou não, e corte se sentir segurança. Algumas pessoas raspam o cabelo, outras só retiram a parte com química depois de anos, entende? É variável. Beijos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  38. Danielle de Souza - Cabo frio13 de junho de 2013 às 16:31

    Olá! estou na fase de transição, desesperada por um bom prouto de hidratação e vejo nas sua resposta sobre Bepantol. Que produto é esse? É o mesmo de bebês? Vc diz ainda que auxilia no crescimento. É verdade? Aguardo ansiosa sua resposta;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, nêga! Então, o Bepantol usado no cabelos é o líquido, solução. Ele hidrata bastante na maioria dos casos, quanto a eficácia em potencializar o crescimento as infirmações variam de pessoa pra pessoa. Tônico de alho possui mais pontos positivos na resenha popular (pode ser o Gota Dourada ou feito em casa; você acha receitas de óleo de alho no Youtube tranquilamente). Além disso é importante se alimentar bem, seguir uma rotina saudável de cuidados(se possível praticar o cronograma capilar, massagear o couro cabeludo também, pois aumenta a circulação (tente todo dia, por alguns minutos) e etc. Se precisar de qualquer ajuda ou só de conversa, manda email pra gente. blogmbp@gmail.com.

      Excluir
  39. Olá Lindonas tudo bem ? Gente preciso de ajuda o meu cabelo era bem longo e bem cacheado era lindo mais como via minhas amigas de cabelo liso tanto fiz que consegui a progressiva na hora ficou lindo meu cabelo super liso do jeito que eu queria mais depois de alguns meses ele foi quebrando ficando feio e todo sabado que ia sair com meu namorado tinha que fazer a bendita escova e chapinha canseiii e estou a quase 1 ano sem a progressiva fiz a francesa mais estou percebendo que ela esta demorando pra sair do meu cabelo e esta demorando pra crescer o que faço ? esta horrivel super esticado em baixo e com volume em cima dá ate vergonha de sair de casa com esse cabelo porque agra estou tentando não fazer mais chapinha então esta horrivel e nem cacheia gente ajuda poooooor favor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a progressiva só cortando... Mas você pode fazer alguns testes... Já tentou fazer twists na parte alisada para dar mais volume? Assim o fio fica mais parecido com a raiz.
      Beijos.

      Excluir
  40. A última vez q alisei meu cabelo foi em Outubro do ano passado, meu cabelo já tá com 1 palmo mais ou menos de raiz crespa. Me sinto triste, feia, mas ainda n desisti, espero ter forças pra continuar. Adorei suas dicas, são dicas como essas q me dão força pra continuar. Acredito q tudo isso vai valer a pena! Mas gostaria de dicas de penteados e de produtos pra ajudar meu cabelo a crescer mais rápido nesse processo terrível auhauh... Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Todas sabemos que é um momento delicado, mas não perca as esperanças. Em nossa página do Facebook temos muitas ticas de penteados. Os twists são os melhores para essa fase de transição, veja o que acha e nos conte.
      Beijos crespos.

      Excluir
  41. Decidi deixar de alisar o cabelo. Há dois meses não aliso e estou procurando blogs que me ajudem a entender e me motivem a passar pela fase da transição. As dúvidas são muitas: será que posso fazer um permanente para definir os cachos do cabelo que está nascendo (meus cachos são bem pequenos) e cortar a parte alisada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As tranças, nagô e rastafari, são muito usadas na transição, o que você acha? Pode ser uma possibilidade sem química.
      Beijos crespos.

      Excluir
  42. Olá meu nome é Eloá Coelho etou sem quimica há um dez meses, meu cabelo tem aproximadamente 10 dedos porém vivo com trança, gostaria de saber se eu fizer um permanente afro em um cabelo desse comprimento qual tamanho mais ou menos ficaria, se formaria um black, se vc tem alguma foto como referencia.
    obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eloá, não temos ideia do comprimento que ele pode ficar, mas você já tentou fazer outros penteados com ele natural? Ele fica black?
      Beijos crespos.

      Excluir
  43. Oii, nunca fui de deixar meus cabelos grandes e estou há 04 meses sem química e 06 sem corte, quero corta-los, mas não sei que tipo de corte faço. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ester, neste álbum temos várias opções para cabelos curtos.
      https://www.facebook.com/media/set/?set=a.344349625639117.80690.107719415968807&type=3

      Beijos crespos.

      Excluir
  44. Ola sou sinaria de itapetinga -ba tive um corte quimico meu cabelo era longo e cacheado mais com as quimicas detonei com ele mais escolhi a transicao desde novembro de 2012 ja usei varios produtos fora remedios que ainda estou tomando o pantogar e o eximia fortalize mais estou achando o crescimento dele lento e ele crescia muito rapido o que faco quero ve-lo logo grande me ajude por favor quimica nunca mais um abraco adorei o blogue meu imail e sinariayan@hotmail.com me mande qualquer novidade adoraria receber fique na paz do senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinaria, conta com a gente, flor!
      A melhor coisa para o crescimento do cabelo é mantê-lo sempre bem hidratado. O bepantol ajuda no crescimento porque proporciona uma hidratação mais eficaz.
      Como você tem cuidado de seu crespo?
      Beijos crespos!

      Excluir
  45. Olá meninas, sou Regiane e tb estou passando por esse processo doloroso. Sou muito ansiosa e estou querendo passar pela transição com mega hair. Alguém já fez ou conhece alguém? me indicam ou não?.............obrigada meninas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regiane, já pensou em tranças? Elas na verdade são usadas como um método para proteger os fios naturais.
      O que você tem feito?
      Beijos crespos.

      Excluir
  46. Meu nome é Gabriela. Spre fui escrava da chapinha e escova,até que um dia tive a infeliz idéia de fazer progressiva. Nunca tinha amado meus cachos,meu volume e achava chato cuidar... Hj estou em transição . Faz um ano e meio que estou sem química no cabelo... Mas meus cachos não são mais os mesmos... Uso ativador de cachos da haskell (natural de mandioca),máscara para hidratação da dalsan(profissional natural), faço dedoliss e nada. Queria saber se esse gel de linhaça não deixa o cabelo muito duro,e se essa Bepantol é aquela de bebê... Desculpem a ignorância,rsrs mas estou aprendendo agora a cuidar se mim e será feliz como sou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, a progressiva não sai do cabelo, só cortando mesmo... nem na raiz ele está cacheando???
      O Bepantol é esse mesmo, de uso infantil... :)
      O gel de linhaça é super levinho, só não o utilize por longos períodos, o cabelo sempre precisa de um descanso.
      Beijos crespos.

      Excluir
  47. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  48. ola galera meu nome é Amanda eu estou em momento de transição ja estou sem quimica nenhuma desde janeiro de 2013 ja se faz 8 meses a raiz do meu cabelo ja esta bem sarara crioulo esta chik mas as pontas esta um arrebento por causas das quimicas que eu usava deis dos 9 anos de idade mas pra mim esta sendo um momento muito dificio pois quando agente começa com a quimica tem que ter muita força de vontade pra sair delas pois agente acaba ficando muito dependente dela de tanto passar relaxamento e fazer progressiva mas estou feliz com o resultado do meu cabelo estou fazendo muita hidratação com forme tem que ser feito amei os postes que vi aki e nisso foi que me deu mais incentivo para mim continua com esse momento de transição, por em quanto eu ainda não vou corta meu cabelo ou seja tirar totalmente as quimicas das pontas isso eu vou fazendo com o tempo de pokinho em pokinho porque eu não consigo me ver com o cabelo curto como dis meu namorado eu não posso fica sem o meu belão belão cabelão mas quando menos eu esperar eu sei que eu vou acaba com esses restinhos de quimica que ficou aki e vou estar com o black dos meus sonhos ;) beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, precisamos de muita força de vontade, mas você está conseguindo.
      Temos orgulho de ti, preta! Continue cuidando do seu crespo.
      Beijos crespos!!!

      Excluir
  49. Hihihi, quando eu prendo uma parte do meu cabelo crespa e a outra é lisa penso nossa só eu sou assim , e tal me desespero tenho bastante volume e etc.. eu gosto do meu cabelo cacheado fica super lindo quando faço banhos de creme , e tal , minha mãe está super querendo fazer quimicas comigo denovo mas eu já disse que só irei fazer aquilo que deixar cada vez mais bonito o meu cabelo CRESPO! então está sendo bem difícil sabe . Mas depois de tudo que eu li vi que sou mais uma de milhares de garotas na mesma situação que a minha isso me deu muito mais motivação de acordar todos os dias para fazer algo novo no cabelo penteado , banhos de creme com receitas caseira e etc.. e a suportar o preconceito com os meus cabelos crespos mas isso foi super bom, pra mim adorei muito mesmo Valeu pela força por ter erguido minha cabeça :D beijos !!

    ResponderExcluir
  50. Minha vontade de desistir é muito grande,meu cabelo está péssimo fora que falta idéias para penteados,não sei o que fazer com ele estou enlouquecendo a ponto de jogar tudo pro alto,estou a 3 meses sem química,parece uma eternidade ;//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desista, todas nós passamos por isso e sabemos como é difícil. Aqui em outras postagens temos muitas dicas de como cuidar desse cabelo que é novo, certo?
      Em nossa página temos diversas dicas de penteados. Fale com a gente, estamos sempre aqui para ajudar.
      https://www.facebook.com/media/set/?set=a.344350345639045.80691.107719415968807&type=3

      Excluir
  51. Desde de sempre dava massagem no cabelo para diminuir o volume.
    Morava em cidade do interior e ñ tinha a cultura de aceitar o cabelo.
    Quando vim morar em Salvador q é uma cidade onde as pessoas tem mais liberdade nos cabelos passei a questionar esse conceito
    Cortei meu cabelo bem curto, deixei tipo dois dedos, cortando toda a parte do cabelo q tinha relaxamento
    Não ficou bonito
    Mais depois q ele cresceu, mais um pouco, fiquei com o cabelo mais bonito do q nunca
    Debaixo de anos de cabelo relaxado, se escondia meu cabelo natural q era lindo e q eu ñ tinha noção
    Os cachos brilhavam no sol, ñ precisa gastar nem muito dinheiro, nem tempo pra deixa-lo bonito
    Todo mundo elogiava
    Recebi até ofertas pra vende-lo
    As vezes da vontade de mudar e fazer um penteado liso ou de baby liss
    Mas como gosto bem volumoso, prefiro ter ele sempre cacheado, do q dar um alisante q vai DEFORMAR meus cachos

    ResponderExcluir
  52. Olá meninas,conheci o blog por intermédio de uma amiga e estou também tomar coragem e muita coragem pra começar a fase de transição... Há dois anos comecei a fazer um tratamento para cachear meus cabelos que por sinal são crespos, mais o resultado não tem sido o tão esperado o quanto da propagando feita pelo salão, minhas Amigas me deram a ideia de usa-lo natural mais tenho medo do que irão falar do meu cabelo já que até minha família não apoia esta minha ideia de usa-lo natural, mais vamos tentar espero conseguir me manter firme até o Fim. Mais mesmo assim sinto medo de sofrer. Mais espero que no final de tudo certo.
    By Juliana Nascimento da Silva Avelino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, a gente entende que um cabelo assumido é, antes de tudo, atitude política. Através de um cabelo crespo natural, bem cuidado e amado por nós mesmas, mostramos ao mundo que não estamos mais oprimidas e que nos interessa muito nossa opinião e vontade. Se você não está satisfeita com as químicas, tente natural. É normal temer a opinião dos outros, mas é ainda mais necessário se colocar acima disso. Só você pode coordenar sua vida e seu corpo. Pense nisso e conte com nosso apoio.

      Beijos crespos.

      Excluir
  53. Ah, to na fase de amar o cabelo das outras e odiar o meu. Não cresce e ainda cai muito, mesmo sem nenhum problema de saúde. É muito dificil esperar, já cortei várias vezes para tirar a quimica, mas o cabelo na frente ainda nasce indefinido, quase liso! Ai vivo com ele preso na frente pra disfarçar! =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Lais! Ele aina está com química? Qual química você usava?

      Excluir
  54. Que momento difícil. A transição esta me deixando deprimida. É uma fase que seu olho pra um cabelo liso, dá vontade de alisar, se eu olho pra um cabelo cacheado dá vontade de continuar na luta. E o pior é que eu gosto de cabelo grande, mas com duas texturas é um tormento. Tô com medo de cair em tentação e alisar de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Então, você pode texturizar pra amenizar essa sensação das duas formas diferentes nos fios. Como seu cabelo está agora? Fique firme.

      Excluir
  55. Estou há um ano na transição! Os primeiros meses foram difíceis porque, meu cabelo estava todo quebrado devido a bobagem de tentar passar um relaxamento sozinha. Agora, estou aprendendo a ama-lo... ainda não tive coragem de fazer o big shop nele todo. Nestes últimos meses, dei uma cortadinha eu mesmo na parte de trás tirando toda a química (achei um máximo) ... Meninas Black Power, muio obrigado pela paciência e em especial pelo apoio de todos os dias... que a página ajude muitas outras meninas, assim como me ajudou... Beijos Amo estar entre vocês :D

    ResponderExcluir
  56. A minha transição foi engraçada porque não a fiz pensando nisso, rs. Eu tinha 18 anos e tinha acabado de mudar de cidade pra fazer faculdade, e vinha de um processo na adolescência de cabelo longo, com química (relaxava apenas, pra soltar os cachos) que ou estava chapado ou muito molhado e cheio de creme de pentear, e ao ameaçar secar, era preso. Como na minha nova vida eu não tinha chapinha nem grana pro salão, usava muito preso. Um dia, resolvi cortar porque além de tudo estava ficando todo torto e mal cuidado. Lembro que cheguei no salão e disse "corta de um jeito que fique parecendo um capacetinho, redondinho mesmo" E o cabelereiro me disse "Você tem ciência de que, se tirar muito no comprimento, você não vai conseguir prender né? " respondi "Sim, por isso que precisa ser curtinho e redondinho, pra parar com isso mesmo, e tirar essas pontas feias". Foi libertador, poder só lavar e pentear o cabelo, e deixar secar, que delícia. Na época, eu lembro que usava flores no cabelo e começaram a me chamar de Negra Li, e conforme ele foi crescendo, de Vanessa da Mata. Fui mantendo o corte, até tirar toda a química dele e ele foi ficando cada dia mais bonito, os cachos naturais, comecei até a achar que tava melhor pra pentear e cuidar do que antes.
    Isso foi em 2006. Como tenho muito cabelo, em 2012, quando fiquei grávida, aproveitei pra fazer algo que sempre quis quando mais nova, e raspei perto do nascimento do meu filho. Foi ótimo também pra dar mais tranquilidade, porque não ia conseguir cuidar bem nem do cabelo nem do bebe, rs. Agora, 10 meses depois, já tá crescidinho, e to amando ver os cachinhos voltando.

    É lindo o que vocês fazem aqui, pra auto estima das mulheres. Vida longa e grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isis! Amamos sua história! Você pode mandar fotos dessas fases pra publicarmos na página?

      Excluir
  57. O resultado compensa tudo! :D

    http://bruh-correa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  58. Meninas nao desistem , eu pesso a vcs nao desistam por nada nesse mundo , comigo eu fiz. Um relaxamento e alisou a raz conforme foi crescendo a metade tava lisa e da metade pra cima cacheado , ganhei coragem e fui no salao com a minha mae , e mandei a cabeleleira , meter a tesoura sem pena , ela cortou um pouco e eu falei de novo, corta todas as partes lisa , e to aki muito feliz meu cabelo é lindo todo mundo elogia. Graças a deus eu to otima , e saibam de uma coisa o de vc tb vao ficar tudo vale a pena no final bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Manda suas fotos pra gente. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  59. Estou sem química desde 05/2013, esta difícil para arruma-lo mas to firme, vou cortar pelo menos as pontas pra tirar o quebrado.
    Gostaria de saber se na transição eu poderia retocar muinhas luzes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, o ideal é que nesse período a gente evite químicas, mas nada impede o retoque. Não descuide da hidratação, se possível monte um cronograma pra te todo cuidado.

      Excluir
  60. Oi, Elida, adorei o post! Estou passando por transição pela segunda vez (na primeira eu desisti e voltei para a química, mas já estou há quase um ano sem ela desta vez, e estou decidida!) e tenho me sentido desapontada. Não exatamente pela parte horrível de ficar com duas texturas de cabelo ou por não ter coragem de cortar radical (como fiz da primeira vez e acabei voltando pra química por achar que ficou feio demais), mas porque os meus cachos estão voltando diferentes. Eles estão completamente sem forma, só aquela bagunça mesmo, misturado entre cachos, ondas e volumes, como se já estivessem crescendo danificados, mesmo com bastante hidratação. Isso é normal? Será que eles voltarão a crescer como eram antes? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manoelle, você ainda está com duas texturas, certo??
      Nós só conseguimos ver realmente como nosso tipo de crespo é e fica quando retiramos toda a química.
      Esse pode ser um dos motivos.
      E o tipo de creme que você está usando? Está usando produtos que tenham óleos vegetais??
      Beijos crespos!

      Excluir
  61. Oi... Querida Elida! Seu blog me ajudou muto, sanei com muitas dúvidas. Agora, me falta tomar a decisão de assumir meus cabelos naturais. Como a maioria das mulheres com cabelos crespos minha saga não foi diferente entre muitos alisamentos, chapinhas, escovas de todos os tipos e estou a cinco anos tratando meu cabelo com química em um salão especializado em cabelos afros aqui no RJ... mas, não estou feliz! Não me sinto livre!!! E hoje procuro essa liberdade para meus cabelos que são lindos, bem hidratados com um corte legal. Mas, estou cansada dessa dependência da química e sei que eles podem ficar exuberantes pois estarão expressando minha personalidade, quem realmente sou e do que realmente gosto, vou sair dessa coisa formal dos cachos definidos pela química. QUERO DESCOBRIR O DNA DOS MEUS CACHOS! rsrsr E é neste momento que peço sua ajuda. Como começar? É só simplesmente parar com a química? E aguardar o cabelo fazer a sua parte. Eu entendi todos os passos que devem ser seguidos e não tenho problemas com transição, pois já mudei vária vezes meu estilo de cabelo, só que sempre dependente de alguma química. Então, Élida é isso mesmo? Desde já, obrigada e um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, é isso, é decidir parar com a química. Esse é o primeiro passo. E sim, é um processo lento, o cabelo vai crescendo natural e aí você tem duas escolhas: conviver com duas texturas ou cortar tudo, o famoso big chop.
      "QUERO DESCOBRIR O DNA DOS MEUS CACHOS!" Que lindo! Você descobrirá!! Você fez o caminho certo, pesquisou, conheceu e agora está pronta para mudar.
      Precisando, nos chame!
      Beijos crespos.

      Excluir
  62. Gente, tô na transição há quase 4 meses e tô com o maior medo do cabelo ficar horrível, mas estou decidida a continuar. Cansei de ser escrava de salão e de todo mundo me dizendo que meu cabelo era feio, que ficava melhor liso. São quase dois anos de alisamento e meu cabelo está até bem, mas muito mais ralo do que antes, além de dependente de secador e chapinha pra ficar direito. Ler o blog me deu ânimo pra continuar tentanto fazê-lo voltar a ter cachos. Espero que, mesmo que meu cabelo não volte ao que era antes, eu possa usá-lo novamente ao natural, sem depender de química a cada 3 meses. Estou pensando em cortar, mas moro atualmente na Alemanha e só volto pro Brasil no fim de janeiro. Tenho medo de alguém acabar com meu cabelo aqui. Obrigada pelas dicas, elas me ajudaram muito. Força pra nós!!!

    ResponderExcluir
  63. Estou passando pelo momento de transição. Parei de usar química em abril deste ano, mas só parei com a chapinha em agosto deste ano. Não aguentei ver metade crespo, metade espichado e por isso cortei beeeem curtinho. Ele ainda não está totalmente crespo, e as vezes vejo minhas fotos antigas, com cabelo grande e "arrumadinho" e sinto uma pontinha de desespero. Mas o cachos já estão bem evidentes. Isso me deixa muito feliz e com vontade de continuar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito felizes, Bê!!!!
      Força, agora falta pouco!
      Beijos crespos!

      Excluir
  64. Estou em transição a 6 meses e esta muito difícil .estou amando os cachinhos que estão formando mas estou pensando em desistir pq todos falam mau do cabelo ate minhs mae nao me apoia o pior e que estou entrando agora na minha adolescência .me ajudem o q eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, você estar amando é o mais importante. Continue cuidando dos seus fios, mas cuide mais ainda do seu interior e de seus valores. Não podemos permitir que te machuquem com palavras ruins.
      Tenha paciência, ajude as pessoas a verem a beleza que você já vê no seu cabelo!!!
      Se precisar, estamos aqui!
      Beijos crespos!

      Excluir
  65. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  66. Olá estou há 8 meses sem alisamento, depois de 25 anos nessa dependência. Durante esse período, meu cabelo já foi comprido, curto, médio.... Estou com 7 centímetros crespo e 8 com química. Tenho muita quebra e agora resolvi adotar o pente tipo garfo ...Estou domando os penteados com torcidinhos, rolinhos e biguinhos - está resolvendo. Sou bastante preguiçosa com hidratações .... mas percebi que é esse o caminho. Estou usando os produtos da Alfaparf, a linha de tratamento para cabelos danificados.
    Resolvi pesquisar alguns penteados com tiaras, pentinhos, grampos, turbantes ...
    Boa sorte a todas.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda! Manda fotos, Monica! Parabéns pela decisão. Beijos.

      Excluir
  67. eu tenho 16 anos e estou em transiçao , esta sendo super dificil , estou fazendo hidrataçao toda semana e estou usando o creme s.o.s , quero muito cortar mais tenho medo de sofrer preconceito e nao sei oque fazer , e nao sei os produtos certos pra usar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, flor! É normal ter muita dúvida, mas tudo isso é contornável. Vamos conversar? Nosso email é blogmbp@gmail.com e você também nos encontra lá na página. Vai dar tudo certo, tenha convicção.

      Excluir
  68. Estou há 8 meses sem relaxamento, tenho muito cabelo e cresce muito rápido rsrs os cachinhos surgiram finos e o que me aflige é essa parte ainda com química.Embora eu tenha cortado as pontas em duas ocasiões, ainda resta alguns bons centímetros de cabelo com química e nossa pras festas de final creio que terei que cortar o restante.Queria alguma medida rápida de texturização dos fios..Tenho usado aquelas tocas sem a parte de trás nesse tempo e até que deu uma ajuda no estilo rsrs porém não vou poder ficar de toca o tempo todo nesse verão rsrs...Torçam por mim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor opção são coquinhos ou twists, Camila. Mesmo que você faça só nas pontas, já vai acontecer algum efeito. Vale a pena investir. Beijos!

      Excluir
  69. ESTOU PASSANDO POR ESSA FASE, CONFESSO NÃO É FACIL DE JEITO NENHUM, PRINCIPALMENTE QUANDO O CABELO JÁ ESTÁ COM SEIS A OITO DEDOS DE RAIZ, FICA MUITO RUIM DE MANTER, ELE NEM FICA CACHEADO E NEM LISO NÃO DÁ PARA ESCOVAR, POR QUE A RAIZ FOCA ALTA E AS PONTAS FINAS, ¨HORRÍVEL. MAIS VAMOS LÁ ESSE KAUS VAI PASSAR , OS CACHOS IRÃO VOLTAR. BJSSS, BRIGADA PELO INCENTIVO

    ResponderExcluir
  70. se eu não cortar o cabelo na transição isso vai mudar em alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, flor! Há muitas maneiras de passar pela transição. Se você não se sentir confortável com o corte, não corte. Muitas Meninas deixam a parte natural crescer sem mexer na parte com química. Beijos e conte com nosso apoio.

      Excluir
  71. Meu nome é Nayara tenho 25 anos ja fiz um pouco de tudo no meu cabelo relaxamento, alisamento, mega hair e o ultimo e quero meus cachos de volta, meu marido esta me dando todo apoio e isso é fundamental para eu.
    Irei retirar o mega Hair segunda feira dia 30/12 e irei cortar meu cabelo na altura do queixo estou decidida e sei que não será fácil porém já preparei meu psicológico. Criticas irei receber pois o mundo inteiro quer ter e manter os cabelos lisos.
    Vamos lá estou preparada para dar muita hidratação e carinho para os meus cabelos.
    Eles estão cansados de serem maltratados e tenho que amar mais ele assim ele ira se desenvolver cada vez mais.
    irei tirar fotos para acompanhar o progresso dele.
    obrigada a todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nayara! Parabéns pela decisão. Esperamos que tenha corrido tudo bem ontem. Conte com nosso apoio também, ok? Estamos aguardando as novidades. Beijos crespos.

      Excluir
  72. Oiii, eu sei que o post pra eu expor essa pergunta n é esse, desculpa aí meu cabelo já ta practicemente natural com pouquinhas meixas meio lisas sem mta definição mas essa situação melhorA a cada dia só q eu agora vou passar o fim de semana na praia, o que vc me aconselha? N sei mesmo que cuidados tomar e eu sou de Angola, :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor! É importante protegar bem os fios do sol e água do mar. Leve um shampoo pouco agressivo (sem sulfato, parabenos e etc.), uma boa máscara de hidratação, leave in e óleos vegetais. Se você não molhar o cabelo no mar, turbantes são uma boa opção pra proteger os fios superficialmente. Se molhar, enxague com água doce assim que sair e aplique o leave in; quando chegar em casa faça uma hidratação potente. Twists e tranças ajudam a segurar a hidratação, além de texturizar os fios.

      Excluir
  73. ah que bom ler esses posts por que comecei agora o período de transição. tô me sentindo a pior das criaturas o cabelo tem umas seis texturas diferentes é complicado ter meus cachos de volta estou tomando um remédio chamado IMECAPHAIR já notei mudança na textura capilar afinal a progressiva (DESTRUTIVA) acabou com o meu cabelo, ele não caiu quebrou muito fiquei com falhas enormes, mas agora estou mais conformada em esperar crescer.

    ResponderExcluir
  74. Olá meninas!!
    Bom eu ainda não cortei meu cabelo, mas estou quase surtando!! Não tenho mais o que fazer com ele, essa raiz de um dedo e meio natural, e o restante liso, ta acabando comigo!!!
    Tenho muita vontade e corta, mas tenho MUITO medo de me arrepender :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, infelizmente este é o medo pelo qual a maioria de nós passou. Todas temos medo do desconhecido. Mas pense... você estará se abrindo para o novo... poderá aprender que tipo de coisa seu cabelo gosta, poderá testar cremes e hidratações diferentes. Só indo além dos limites que nossa mente nos impõe é que conseguimos conhecer coisas novas. Tenha força. Estamos aqui para o que precisar!

      Excluir
  75. Oi ! Eu simplesmente amei esse post e me identifiquei muito com ele :) ,eu tenho 15 anos e no momento estou passando por transição , meu cabelo era bem cacheadinho e bem bonito e eu por burrice o transformei em um ninho quebrado e sem solução ... Eu me sinto bem triste quanto essa decisão de mudar do natural pra o liso falso ,mais eu era novinha e me encantava com isso de cabelo liso e tal , antes como não tinha capinha e nem secador ,continuei com os cachos ,mais a algum tempo que comprei uma agora, venho usando muito e ele virou um desastre e eu realmente não sei o que fazer ,eu quero parar de usar mais eu simplesmente não consigo :( ,eu preciso de ajuda dos produtos certos e de tudo mais , Queria saber como devo cortar meu cabelo , ele esta curto agora na transição mais ou menos no ombro e eu quero cortar pra deixar o cabelo crescer então qual é o tipo de corte ideal ? ,eu amo todas vocês que postam aqui, são minha divas ! Espero que me ajudem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, é um pouco difícil dizer sem ver seu cabelo. Faça assim: Mande uma foto e suas dúvidas para blogmbp@gmail.com lhe responderemos com o maior prazer!!!!
      Beijos crespos.

      Excluir
  76. Estou há 3 meses em transição e muito feliz com o cronograma de cuidados..Mas ainda não tive coragem de fazer o BC e acredito que não terei.Já passei pela fase de cabelo curto uma vez ( e não usava progressiva na época , mas só vivia na escova) e mesmo assim quando ele cresceu um tamanho legal e eu voltei a usá-lo natural não tive dificuldade com a definição dos cachos.Acredito que acontecerá as mesma coisa desta vez!!Não é fácil viver esse momento, mas é maravilhoso saber que não estarei mais prejudicando meu cabelo e meu organismo. Afinal, por causa das progressivas desenvolvi várias alergias...Enfim..gostaria de agradecer por terem colocado no ar um blog direcionado para nós!!..É muito importante lermos matérias que nos ajudam a lidar com este processo!! Bjs e Parabéns..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos o carinho, Mari! Muita felicidade no caminho rumo ao seu cabelo novamente e conte com a gente sempre que quiser. Beijos.

      Excluir
  77. Olá! Estou na mesmo situação da nossa amiga Nana Malik. Meu cabelo era lindo, raiz lisa e o comprimento cacheado, mas a ditadura de um cabelo liso me levou para um "buraco" do qual estou tentando sair. Desde outubro de 2013 estou sem fazer escova progressiva, pois meu cabelo estava caindo muito e já não aguentava mais ter que ficar horas no salão quase todos os meses. Estou quase ficando louca com meu cabelo, pois nada tá legal. Todos os penteados ficam horríveis... meu cabelo é super fino e tem mechas. Tenho medo de sofrer com a transição e ainda depois não voltar a ter cachos perfeitos como tinha antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata!
      Então, o medo é comum (você deve ter observado acima), mas necessário. Primeiro pra um encontro mental com nossa essência, aquilo que nós somos e que nos completa de verdade, depois num processo externo mesmo. O cabelo natural precisa de tempo pra crescer, se adaptar a você e vice-versa. Pode ser que ele venha diferente... E se vier? O que você pode e deve fazer é amar e cuidar dele exatamente do jeito que estiver. Isso é aceitação. Escolha um jeito que te deixe confortável e aproveite esse momento também. A transição nos faz crescer muito, não só nos fios.

      Beijos.

      Excluir
  78. Oi Gente, estou sem química nos cabelo desde maio junho de 2013... não oficializei a transição, mas já tenho uns 2 dedos e meio de raiz natural. Tudo isso com medo de passar pela química de novo para relaxar, pois nas ultimas duas vezes, meu couro cabeludo ardia e ficou muito machucado, fora o preço que eu pagava, ABSURDO!!. Li toooodos os post e comentários de vocês, achei o blog por acaso, buscando soluções para disfarçar a raiz, ultimamente tenho andado com ele preso e se solto uso uma tiara. Infelizmente não tenho apoio nenhum, nem do meu marido que já se ofereceu para pagar o relaxamento :( . Bom gurias (sou gaúcha, hehe) vou continuar acompanhando vocês pra me ajudar a não cair em tentação da química. Bj e Abçs.

    ResponderExcluir
  79. Boa noite!!! Meu nome é Marcélle e estou a 7 meses sem alisamento, tem sido dias difíceis, mas estou muito feliz, não só por está encontrando minha identidade feminina e negra mas também por ter encontrado este blog hoje. Muito obrigada, por tudo que li.

    ResponderExcluir
  80. Estou em transição e como todas sabem é complicado,mas estou resistindo e superando.A forma mais confortável que achei ´para este momento são as trancinhas rastafári.Será que danificará meus cabelos, mais ainda quando eu as tirar? Gostaria muito que me respondesse.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Colocou as tranças? Achamos uma excelente opção para enfrentar a transição. Os danos dependem muito da fragilidade do cabelo e da manutenção. Tomara que esteja tudo dando certo.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  81. Oi!
    Então estou em processo de transição a 9 meses mais ou menos, e sim é deficil,porem queromuitomeus cachos d volta, ñ vejoa hora de corta ele na medida certa,pra ver ele encaracolado d novo, talves eu ñ tivesse entrado nessa vaiber, se ñ tivesse usado a maldita progressiva, mais foi bom,pelomenos m abrio os olhos em ñ querer mais alisamento nos meus cabelos. Estou louca pra cortar,porem opitei ´por esperar até março ou abril,pra cortalo bem curtinho sem dó nem piedade.

    ResponderExcluir
  82. Estou no início da minha transição. Tem sido bem difícil, mas pretendo atingir meu objetivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desista e conte com nossa ajuda.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  83. ai eu to com 5 meses que não relaxo meu cabelo to quase cortando pois a parte q está com a progressiva ta quebrando toda e ta muito feio,eu vou cortar e colocar umas tranças de fibra assim acho que vou me sentir melhor .mas............. acho que dessa vez eu vou conseguir to confiante de q no final do ano vou está com o meu cabelo lindo natural como deus me deu e eu não aproveitei mas que agora eu quero novamente .bjs obrigado pelas dicas !

    ResponderExcluir
  84. Ola , ha 7 anos eu faco progressiva , mas resolvi ter meus cachos de volta, faz 4 meses q fiz minha ultima progressiva , criei coragem e cortei meu cabelo na altura dos ombros , mas fico desesperada em ver como esta meu cabelo, to me sentindo horrivel, mas nao vou desistir quero meus
    cachos de volta . Bjssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique firme! É realmente delicado lidar com a diferença de texturas, mas não é impossível. Você vai conseguir.

      Beijos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  85. ola.... rsrsrs primeira vez no blog amei... estou em transição tambem mais faz pouco tempo cerca de 3 meses.... o que aconteceu foi que em 2013 eu estava fazendo um relaxamento para abaixar os cachos e estavam lindos, fazia de 4 em 4 meses um belo dia lavei o cabelo e ele estava muito encolhido (e sem falar que fiz luzes vermelhas depois pintei todo o cabelo ficou uma graça) não gostei ai fu pro trabalho na volta fui e comprei um creme e relaxei em casa... resultado ele estava limpo e eu alisei quando fui lavar meu cabelo quebrou todinho eu deveria ter ficado com um 5cm de cabelo e uma parte estava com mais... choorei muito.... fiquei no desespero... e ele estava muito fino e quando eu molhava ficava parecendo um chiclete rsrsrsr... mais agora 3 meses depois ja posso sentir meus cachinhos meus filhotes com 3 dedos de rais cabelo novo nas pontas ainda esta liso mais já cortei 2 vezes nesse periodo .... ja pensei em desistir e fazer progressiva mais sem esforço não ha vitoria.... e ouço muito ate em casa ate do meu namorado o famoso "o que aconteceu com seu cabelo ele estava tão lindo" mais não dou muito ibope não...... don't worry Be Happy

    ResponderExcluir
  86. Meninas, durante minha transição eu fazia escova ou enrolava bobes. Foram 9 meses neste processo. Nos primeiros três meses eu fiz uma progressiva só pra dar um "susto" no cabelo, mas depois abandonei toda e qualquer química e achei mesmo que foi desnecessário fazer a progressiva. Depois de um ano eu cortei o cabelo... ainda estava bem curtinho. Eu só pensei em como fui boba por não ter tomado essa decisão de parar com a química anos antes. Hoje estou sem química há 4 anos. Descobri que meu cabelo é lindo!

    ResponderExcluir
  87. Há três meses que não faço progressiva e decidi que quero meus cachos de volta e estou considerando voltar também à cor natural. São sete anos de escova progressiva e tintura loira, sei que vai ser uma fase ultra dificil, não tenho como apelar para a tesoura porque o cabelo já é curtíssimo, então o jeito vai ser exercitar a paciência. Mas vai valer a pena.

    ResponderExcluir
  88. Faço progressiva há quase oito anos, há um ano tinjo de loiro (e de fábrica ele é pretíssimo) mas decidi me libertar de tudo isso e tentar retomar os cachos perdidos. Não há possibilidade de apelar para a tesoura pois já uso um corte curtíssimo e só raspando mesmo, mas não tenho coragem. Enfim, que Deus me dê paciência e quem sabe daqui há um ano volto aqui pra contar que estou me sentindo maravilhosa com meus cachos rsrsrs

    ResponderExcluir
  89. Oi meninas, fiz meu BC dia 17/03/2014 então as emoções estão a flor da pele, a muito tempo quero voltar com os meus cachos mas sempre desistia devido as influências e a raiz cacheada com pontas lisas, até que comecei a pesquisar maneiras milagrosas de voltar meus cachos e logo descobri que não existe, só com muita força de vontade seja fazendo modelagem ou o assustador BC.....na bela segunda feira do dia 17 decidi que não ia haver promessas e sim uma decisão....imagina segunda feira atras de um salão aberto kkkk andei muito e graças a Deus encontrei uma profissional que já havia feito o BC, e me motivou....então fiz o corte....o primeiro dia foi complicado pois tive medo das reações das pessoas mas na maioria adoraram, estou com minha auto estima no céu, e ansiosa para ver meus cachos crescerem sudáveis.

    ResponderExcluir
  90. estou neste periodo de transição mas eu cortei toda aquimica esta dificil suportar a diferença do liso pra os cachinhos mas vou superar...

    ResponderExcluir
  91. Estou a 9 meses em transição... amanha vou cortar um bucado da parte com progressiva, mas não toda ela... não é fácil sair de casa igual o cão... mas eu vou superar isso... faço uma escova chapada ainda, claro que faço, pra sair com o marido né... só no sabadão... para trabalhar coque alto com a pastinha da avon que da uma segurada na muvuca aqui da frente... meu cabelo é pouco, é ralo... sempre foi... mas ele é assim... essa é a natureza dele e eu me arrependo ter lutado contra isso... Parabéns por sua matéria e eu agradeço imensamente o apoio... não te conheço mas confesso que pensei estar ouvindo você falar comigo. Um chero.

    ResponderExcluir
  92. Para eu voltar usar as minhas madeixas natural foi muito dificil ate mesmo porque as minhas madeixas sempre foi bem cuidadas bem lisos bem preto brilhantes mais em fim eu sou uma pessoa que gosto muito de mudanças não gosto sempre de estar com a mesma cara injou rs então toda semana que eu ia escovar os cabelos cortava um pouco ele batia no meio das costa sendo assim parou acima dos ombros então ficou mais facil tomar a decisão um belo dia resolvi cortar todo de uma vez parei ate de escovar ele ficou sem jeito então cheguei a falar comigo mesmo meu Deus o que fiz com os meus cabelos. Agora ele já estar com mais jeito bem cacheados mais não tem mais o brilho que tinha tenho dificuldade também em fazer penteados não estar tão grande mais para o tamanho que cortei sim só sei deixar bleck solto ou com uma fita tiara amarada ao lado aff quero mais opção de penteados e quero também as minhas madeixas com mais brilho estou gastando bem menos com os cabelos naturais mais estou tendo muito mais trabalho na hora de arrumar aff será que alguém ai pode me ajudar.

    ResponderExcluir
  93. Olá. Tenho 16 anos e desde dos 13 que ponho quimico no meu cabelo. E ODEIO, estragou o meu cabelo, em 2012 dei o BC para poder voltar a ter o meu crespo de volta. O meu pai não gostou e tevemos problemas e me obrigou a por relaxante outra vez. Segundo ele uma mulher não deve ter cabelo curto como homem. Fiquei extremanente revoltada mas tive de fazer. ODEIO MESMO. O pior de tudo é que estou a ter quedas na nuca. E no dia 7 de Março de 2013 foi a ultima vez que relaxei o cabelo. Já tou a um mês na transição e vou continuar até que o cabelo esteja numa altura que de para prender. Estou um pouco anciosa e com medo que o meu pai me obrige a relaxar outra vez agora mesmo penso em desistir, estou a sofrer um pouco com isso. Tento ao maximo desfarçar as duas texturas e cortas o quimico quase nada. Além disso mantenho o cabelo preso assim ele não ira notar os cortes kkkkkkk Espero que corra bem. QUERO O MEU AMOR CRESPO DE VOLTA.

    ResponderExcluir
  94. Estou mais que convencida que quero meus cachos novamente. Decidi a uns dias minha raiz ainda ta lisa sei que nao vai ser facil,mas com fé em Deus eu vou cinsegui e vou desfilar lindaaa com meus cachos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!