SENHORAS BLACK POWER


E eu estava ali, no Encontro de Cinema Negro, eu deveria estar assistindo aula como sempre, mas o destino quis que eu estivesse lá, presente, e acabei sendo liberada mais cedo. Pude ver com meu próprios olhos pessoas que sempre admirei, conhecer um pouco mais das histórias dos meus avós e bisavós, vi os projetos de meus semelhantes, dos que lutam comigo. No final tudo será exaltado e a minha luta não será em vão, a juventude não se esquecerá do que foi feito e da luta que tivemos pra que ali estivéssemos. Eu ficaria contente se as emoções parassem por aí. Até que eu olhei para porta e vi uma senhora negra, com os seus 60 e poucos anos. Muito bem vestida, com um black grisalho e pensei, no auge da minha metidez: "O que a minha versão mais madura está fazendo aqui?" Fiquei apaixonada por aquela mulher, que até então,pra mim, era desconhecida. É claro que fiquei curiosa pra conhecê-la, mas depois lembrei que eu me conheço muito bem, então saberia quem ela é. Fiquei ali a observando e admirando aquela linda mulher, a cada gargalhada me passava mais segurança, maturidade e felicidade. Vi que serei "Bela&Blackuda" até o fim. Nem o tempo, nem ninguém mudarão a minha cabeça, porque raiz é raiz.

São poucas, mas as senhoras negras da década de 40, de 50, são elas as que nos ensinam o que é luta, nos inspiram, dão uma aula do que é vencer, do que é viver. Essas mulheres são nossas avós, são as senhoras que vimos pela rua batalhando com seus cabelos grisalhos.

Há três meses achei um dos pedaços do meu espelho dando aula, mas não era só uma aula de uma matéria teórica, aquilo era uma aula de vida, aquela senhora rodava a manivela da minha mente e por ela surgiam ideias atrás de ideias, eram tantas que chegavam a doer a cabeça e ela não deixa de me incentivar e nunca deixará.
Precisamos de exemplos, nos espelharmos em alguém e dizer: - “É assim que eu quero ser! É isso que eu quero transmitir.” Agradeço a todas as senhoras que não negam suas raízes e as que lutaram pra que hoje seja assim, por vocês continuaremos a luta!


This entry was posted on 11/01/2013 and is filed under ,,,,,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

5 Responses to “SENHORAS BLACK POWER”

  1. Parabéns neguinha, Como sempre EU Admirando o seu conhecimento cortês, sempre me enriquecendo cada vez mais de sabedoria, reconhecimento e respeito ao próximo!
    Obs: Essa senhora ai me faz lembrar muito a minha querida vó.

    -Gosto também de ver a sua capacidade de denotar inteligência!!!

    #E como a amiga ai de cima disse, eu digo o mesmo: "Apaixonei-me Jessica Liris" :)

    "DESCULPEM MAS A UNICA CONTA QUE EU TENHO NO MOMENTO, É ESSA DO (CARALHÃO) ESPERO QUE NÃO LEVEM A MAL, MAS NÃO TEM NENHUMA MALDADE NESSE NOME, Muito obrigado."

    ResponderExcluir
  2. Linda, linda, linda! Tem como não admirar?
    É maravilhoso ver senhoras pretas com seus crespos ao alto.
    Também espero estar entre essas na minha velhice.

    Não é a tôa que viemos de reis e rainhas.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!