CONEXÃO TOQUE DE PRETTA


   Depois de uma semana cinzenta, a chuva deu trégua e permitiu que um dia quente e ensolarado recebesse o evento Conexão Toque de Pretta. Muita gente bonita e afrobaphônica coloriu o velho Centro do Rio de Janeiro. Realizado na Incubadora Afro brasileira, o evento reuniu empreendedores negros. As Meninas Black Power foram convidas para cobrir o encontro e compartilhar com vocês essa reunião de muita gente bacana, bonita e que vale muito conhecer. Afinal, nós temos muita gente em quem nos inspirar.
Nina e algumas Meninas da
Equipe MBP Rio
   Produtora do ramo de eventos culturais, que atua na promoção de artistas e empreendedores afrodescendentes, a Toque de Pretta pretende dar suporte aos profissionais negros que produzem pensando especificamente no público negro. De cara, falamos com a Nina, uma das organizadoras do evento (que no dia estava com um turbante vermelho LINDO!), e é coordenadora e fundadora, junto com Jana Guinond, da ONG Estimativa. Ela é administradora de empresas, com pós-graduação na área de gerência de projetos e tecnologia, e em anos de experiência, percebeu que a segmentação dos trabalhos é o segredo da valorização e crescimento do profissional. E o foco da produtora é esse nicho cada vez mais crescente, de empreendedores negros, visando dar suporte a esses profissionais. Com esse propósito, o Conexão (que está em sua segunda edição) reuniu trabalhos lindos. Um pequeno bazar com as marcas Devassas.com, Ewa Ireti e Chad, trouxe ao encontro artigos de moda e cuidados cosméticos naturais artesanais. A estilista Ligia Parreira, da Devassas.com, apresentou suas peças já conhecidas por muitas cariocas, e ainda uma estampa nova feita exclusivamente para o evento. Aliás, Meninas, vocês que são black power, precisam ver que charme a estampa criada para as Meninas Black Power.

    
    Teve de tudo no Conexão: música comandada pela DJ Pretinha; workshop sobre cuidados com a pele negra e também automaquiagem; um grande encontro entre a Ligia da Devassas, as Meninas Black Power e Dani Marie (vencedora da promoção Devassas e MBP); também teve a Georgia Gomes, passista e quituteira das boas. Requisitada para vários eventos – e vale o destaque –, Georgia, que é de família sambista, chegou ao Toque de Preta a partir de uma rede de conhecidos pessoais do Facebook e se enquadrou na proposta da produtora: ela é empreendedora e negra. Por ser muito jovem, se espanta ainda com a fama que seu nome já alcança no mundo do samba (e fora dele também).  
À direita Geórgia; à esquerda a Dani
Cintia e Maiara
   Encontramos duas seguidoras da página que foram conferir de perto o evento e, é óbvio, não perdemos a chance de conversar com as duas. Maiara e Cintia souberam do evento através da página Meninas Black Power. Estavam encantadas por estarem pela primeira vez em um "evento afro, com muita gente de cabelo black"  (fala delas, hein, gente?! Quem não foi já sabe que não pode perder o próximo).  Cíntia nos contou que por conta de insatisfações com a química que usava, radicalizou nas vésperas de uma festa e cortou tudo. Lá no Conexão recebeu dicas de "sobrevivência" neste universo crespo e espera pelas próximas edições do Conexão, que, vamos torcer (divulgar e estar presentes), farão muito barulho e proporcionarão debates fundamentais ao nosso fortalecimento enquanto grupo organizado e consciente e , sem dúvida, reunirá os blacks mais lindos no Rio.


Atualização (25/01/2013):
    Acabamos de receber um vídeo lindo da Estimativa que mostra vários blacks afrobaphônicos que marcaram presença. Vem com a gente nessa?




This entry was posted on 24/01/2013 and is filed under ,,,,,,,,,,,,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

5 Responses to “CONEXÃO TOQUE DE PRETTA”

  1. Nossa que máximo! queria ter participado, Porto Alegre precisava de algo assim, de gente assim! Adorei, sucesso!

    Irish

    ResponderExcluir
  2. Quem sabe um dia não somos convidadas a ajudar em um evento assim? ;)
    Beijos crespos!

    ResponderExcluir
  3. Demais .. parabêns pela iniciativa .. deste projeto !

    ResponderExcluir
  4. Que tudo... Londrina/Pr também precisa de eventos assim.. Parabéns e tudo de muito bom para vcs meninas.

    Angélica Silva

    ResponderExcluir
  5. Nina nina nina nina ... Meu deus que preta ...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!