MAMÃE, POSSO IMPLANTAR?


   
   No nosso universo crespo é até constrangedor fazer essa pergunta. Todo mundo querendo ficar natural e você indo na contramão da tendência e implantando cabelo! Fica calma. Vamos conversar sobre isso. Primeira pergunta que se deve fazer é: "Por que implantar?" Muitas mulheres utilizam o recuso para eliminar de vez o tal "cabelo duro" e seguir a vida como preta americana que não tem de que se envergonhar. Não é um bom motivo. A beleza que queremos cultivar é a que vem de dentro pra fora. Queremos que a mulher negra se valorize, a despeito da mídia, da sociedade e do nosso contexto histórico.
   Um implante não é capaz de mudar a sua etnia, apenas a sua aparência. Você sempre será a negra que usa implante, por mais que o acabamento seja muito perfeito e ninguém perceba, você vai saber. Essa técnica vem sendo marginalizada no mundo crespo justamente por isso. É como se a pessoa se transferisse pro "lado branco da força" e ai acabamos generalizando todo mundo e olhando torto pra quem usa. Porque achamos a Beyoncé linda, mesmo quando ela usa mega hair? Sim, ela usa e muito! Beyoncé, Ciara, Kelly Rowland, Taís Araújo etc., etc., etc., TODAS JÁ USARAM! E porque você curte o cabelo delas, mesmo não sendo natural? A resposta é simples: porque elas o usam como opção! Acontece que no Brasil, as mulheres se viciam em implantar e acabam não se imaginando mais sem o artifício. Esse tipo de prática que não é saudável, porque você passa a ser escrava de um cabelo que não é seu, mesmo tendo nota fiscal. A dica é: conheça o seu cabelo e não tenha medo de mudar. Bateu uma vontade de ter um cabelão nas costas? Porque não?! Só não ache que você só é bonita se implantar, porque não é. Muitas mulheres mais maduras não possuem mais hormônios para que seu cabelo natural cresça, outras fizeram tratamentos de saúde, como quimioterapia, ou tomaram muitas anestesias por causa de cirurgias e não vão conseguir ter um cabelo legal. Já vi muitas mulheres entrarem no salão, completamente arrasadas e saírem com a autoestima nas alturas! Esse é um bom motivo pra implantar!


   O mega hair é um recurso ótimo também pra quem está em transição. Se você não gostar do seu cabelo curto (e não adianta o mundo dizer que "está na moda", que "é legal ser natural") e tiver vergonha de andar com o cabelo "meio natural, meio química" por aí, vai acabar se sentindo mal consigo mesma e essa não é a proposta. Outro bom motivo pra implantar!
   O que você pode fazer pra chegar perto do natural, é implantar um cabelo o mais black possível, até pra você mesma ir se acostumando com a imagem no espelho e assim ficar mais fácil chegar ao “power do black”. Outra vantagem do mega hair é a economia de tempo. Em 5 minutos você está pronta pra sair, e a manutenção não é tão trabalhosa. Um cabelo natural requer cuidados, e as vezes não temos tempo pra isso. O mega hair é uma opção, inclusive bem melhor que uma escova, química, etc, porque não agride seu cabelo, nem faz mal à sua saúde.
   Enfim, você é livre para decidir o que se encaixa melhor na sua vida. Caso decida por implantar, decida pelos motivos certos e o trate como uma opção, assim como uma tintura, um corte ou uma trança. Não esqueça que por baixo do implante existe uma raiz que é bem mais forte do que o próprio cabelo. Ela está dentro de você. Pode implantar, mamãe deixa!

P.S.: dúvidas, dicas, profissionais, onde compra de cabelo... Pode perguntar!


This entry was posted on 10/12/2012 and is filed under ,,,,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

16 Responses to “MAMÃE, POSSO IMPLANTAR?”

  1. Olá interessante isso, porque só decidi implantar pra deixar o meu nascer natural, praticamente rapei todo o que estava com quimica e ai nao fiquei legal sem cabelo nenhum, no pouco que restou fiz um aplique de um cabelo bem crespo, pra o meu nascer e se misturar e eu me acostumar , fiquei um ano e dois meses , e nao queria mesmo me sentir escrava . Quando fiquei com o meu , a auto estima é limpa, é verdadeira , muito melhor, do que estar bonita por causa de uma coisa em você , E ser Bonita por sí mesmo.

    A matéria ta otima , analise os seus motivos

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto, a transição não é fácil, eu particularmente não me sinto bem com aplique ou algo do tipo, optei por tirar à química cortando o maximo possível, mas se para outros mulheres isso ajuda...ótimo!! O que não podemos é virar reféns de uma imagem trazida pela mídia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como está seu cabelo agora? Obrigada pelo comentário! Beijos.

      Excluir
  3. "lado branco da força" foi a melhor definição!!

    Realmente, volta e meia nos deparamos com essa questão de que preta que usa cabelo liso/colocado/loiro, teóricamente, não se assume, tem vergonha da suas raízes, etc. e tal.
    Mas também é preciso lembrar que a mulher é livre pra ter suas escolhas sem ter que seguir algo que foi estabelecido por outros [/feminismodetected].
    Acaba sendo uma batalha de escolha e reflexão individuais, em que cada um escolhe ser belo a sua maneira, mas claro que por aí se notam gostos estéticos e também tendências políticas, por que não?

    Enfim, isso dá muito pano pra uma confecção inteira né?
    Legal a forma que o tema foi abordado Helena, curti.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Meninas, que bom que gostaram!
    Acho que toda generalização é ignorante. A primeira coisa que pensam quando vêem um cabelo implantado é que a pessoa não quer ser negra.
    Acontece que tem um mundo de histórias por trás disso e vários motivos diferentes.
    Foi o que tentei passar na matéria, e fico muito feliz que tenham entendido e gostado!
    Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela matéria..Eu mesma,não quero deixar de ser negra.Uso implantes porque sofro de uma terrível alopecia frontal e tenho que trabalhar..como me apresentar com cabelo só na área frontal e nuca?As pessoas que julgam não sabem as verdadeiras causas...Bjs

      Excluir
  5. No início da minha transição, assim que cortei os cabelos, coloquei o mega hair. Não cheguei a ficar 2 meses, não aguentei. Estava muito ansiosa pra cuidar direitinho dos meus cachinhos ainda bem novinhos. Super indico pra quem quer entrar em transição!

    ResponderExcluir
  6. ola gotaria de por um implante a implantita falou que era pra comprar cacho zero ou 1 que é crespo p colocar meia cabeça mas nao gostei da textura do cabelo aí ela flou que poderia compra um mais caheado que nao sei o numero p colocar na cabeça toda mas estou com medo de ficar muito volumoso pois nao gosto de muito volume e nem armado. o que vc me aconselha??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, o sucesso do seu implante vai depender de alguns fatores como quantidade de cabelo, textura do cabelo e bom acabamento. Eu particularmente não aconselho a ninguém colocar o que chamam de meia cabeça, porque o acabamento não fica tão bom. A não ser que seja uma meia cabeça alta, que chegue com os nós até o alto da cabeça, pra não marcar. A quantidade de cabelo pra fazer um bom implante na cabeça toda é de 250 gramas de cabelo pra cima, menos que isso não vai dar um efeito natural. A textura do cabelo implantado, vai depender do que você faz no seu cabelo . Se ele é black, compre o cacho zero, se ele é permanentado compre o cacho 2, se ele é alisado, pode comprar o ondulado, se ele é super alisado, pode comprar o liso. Se você não gosta de volume, converse com a implantista sobre isso, mas a solução não é reduzir a quantidade de cabelo, e sim a textura dele. Se você optar por um ondulado natural mais aberto, ele vai ficar com menos volume que o cacho zero ou 1. Qualquer dúvida, estamos aqui pra ajudar ok?

      Excluir
    2. Querida, se você não quer o cabelo muito volumoso, tente um ondulado natural. Lembrando que o sucesso do implante também depende se a textura do cabelo implantado corresponde ao seu. A solução não é reduzir a quantidade de cabelo, então, tente fazer a cabeça toda, com um ondulado mais leve. Vai ficar com menos volume que o cacho zero ou 1. Uma outra dica, esses cabelos ditos como cacho zero, 1, 2.. são cachos produzidos quimicamente, então você pode encontrar uma loja que faça o cacho do jeito que você desejar, ou então como já disse, pode procurar um cacho natural que te contemple. Qualquer dúvida, estamos aqui.

      Excluir
    3. Olá Helena,
      Cortei o cabelo mas não me adaptei (muito curto), então coloquei trançinhas, mas cansei e quero mudar... até mesmo para conseguir hidratar os fios.
      Quando vi um alongamento com cabelo permanentado no palito, fiquei muito empolgada pq a textura do cacho bem apertadinho é idêntico ao meu cabelo natural... sabem onde encontro uma boa profissional p fazer esse trabalho?
      Bju e parabéns pelo blog!

      Excluir
  7. Meu cabelo está mais da metade química e uns 4cm natural. Quero eke td natural mais demora muito pra crescer, já fiz trança nagô, mais qnd chega a época d refazer cai muuuuuuito cabelo. Agora kero partir pro implante, só q tenho dúvidas. Será q prejudica em alguma coisa o cabelo q está crescendo? Bj e adorei a matéria acima.

    ResponderExcluir
  8. meu cabelo está todo natural. Porém ele forma chachinhos muito apertados e tambem não tenho volume. Para completar o ciclo de vida dele é e sempre foi curto, cuido direitinho dele e mesmo na época de relaxada pq alizada nunca fui ele não passava do ombro.. Hoje natural com o auxílio do fator encolhimento eu só consigo um black cacheadinho e baixinho. Meu sonho consumo seria ter um black alto e imponente. Já estou com o mesmo visual a três anos. Tenho medo de tentar o megahair e acabar indo contra o que sempre defendi que é o cultivo do cabelo natural e a valorização da beleza de todo tipo de cabelo principalmente os "não aceitos pela sociedade". Mas o que fazer sendo uma mulher vaidosa que gosta de mudar? já usei tranças durante 6 anos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!