É A MINHA CARA - ROSANGELA JOSÉ DA SILVA

 Ainda são poucas as referências nacionais quando o assunto é cabelo crespo, beleza da mulher negra e etc. Não podemos negar. Mas, para nossa alegria, estamos nos tornando mais fortes e as influências nacionais que recebemos não são fracas, hein?! Hoje o blog das MBP se sente honrado em poder divulgar uma conversa com a Rosangela, aka Rosa, autora do blog Negra Rosa, Rosa Negra. Através de seus posts sobre vivências cotidianas com o cabelo natural que cultivado com todo amor do mundo, indicações dos produtos que experimenta, sugestões de makes e vídeos que mais parecem conversas com "comadres", transformou a visão de muitas por aí. Ainda não teve o prazer de conhecê-la? Dá uma olhada nosso papo e depois corre pra clicar no blog e no canal do YT

MBP: É perceptível nos materiais que você divulga o amor que tem pelo cabelo. Como você descreve o processo de aprender a curtir o cabelo que tem, como ele é, sem alterações?
R: Meninas, foi uma sensação incrível quando eu fiz o big chop e comecei a sentir a textura do meu cabelo. A cada mês , conforme o cabelo crescia, eu me encantava e buscava formas de deixá-lo mais bonito sem precisar de química, sem precisar dar um "susto na raiz". A cada dia, a cada aplicação de produtos eu aprendi do que ele gostava ou o que não ficava legal. Aprendi que quando mais molhado eu aplico o creme, mais definido ele fica. O mais legal é que esse aprendizado vai ser contínuo, porque conforme o cabelo vai crescendo, ele vai se transformando e eu vou buscar forma de deixá-lo sempre bonito.

MBP: Tanto você quanto nós aqui no Meninas e mais algumas outras plataformas de informação utilizamos a discussão da beleza negra através da aceitação do cabelo. Você acha que sua atividade se mistura com as questões de política negra? Como?
R: Infelizmente eu não sou tão politizada como eu gostaria, mas acredito que ao assumir meu cabelo natural, eu passo a ser viste de outra forma pelas pessoas, digamos que agora eu sou completamente negra. E ao mostrar que o cabelo de um negro pode sim ser lindo sem sofrer alterações químicas, estou ajudando de alguma forma.

MBP: V
ocê usa muitos produtos nos posts e vídeos, tanto pra cabelo quanto pra maquiagem. Acha que, principalmente falando de tratamentos pra cabelo crespo, há acessibilidade aos bons produtos?
R: Eu acho que o Brasil ainda está muito fraco na questão de cabelo afro natural. Infelizmente  ainda não está preparando para as necessidades das negras de cabelos naturais. Nós vamos nos adaptando aos produtos existentes no mercado. Falo isso em relação ao mercado americano. É impressionante como chegam novos produtos para o chamado cabelo kinky curl e no Brasil nada! Todos os meus produtos brasileiros são para cabelos cacheados e a textura do cabelo cacheado é bem diferente do meu cabelo. O meu cabelo precisa de produtos mais emolientes, mais hidratantes. Eu não acredito que esses produtos são testados em cabelos afros naturais. Eu sou uma pessoa positiva e tenho esperanças que isso mude de forma mais rápida, pois vemos que houve um aumento na oferta de produtos para cabelos cacheados. Os produtos que tenho para cabelos afro, tipo os pra fazer twist out, são importados. Esses produtos não são vendidos no Brasil e quando encontramos alguém que venda, os preços são bem altos.

MBP: Quais são os teus favoritos? 
R: Pro cabelo: G Gelatina, Relaxante Natural, Máscara Metamorfose SOS, Máscara Absolut Repair, Eco Styler Gel, Curling Custard, Curl Enhancing Smoothie, Gel Nylooks, Óleos Vegetais, Azeite Extra Virgem entre outros hahahaha, eu tenho muito produtos. Make: Pó Mineralize skinfinish Natural cor Dark (MAC), Corretor (Bobbi brown), Corretivo Studio finish(MAC), Amo todos os meus batons, não dá pra escolher um, Base Face&Body cor C7 (MAC), Base HD cor 173 (Make Up For Ever), blush Taj Mahal(NARS), Blush Dolce Vita (NARS), Lápis Kajal preto (Natura), Iluminador Olhos e Rosto (Natura) , vou parar por aqui [risos].

MBP: Os makes que você faz são um tanto ousados pros padrões que sempre divulgaram sobre maquiagem negra. A gente percebe que você sai sem nenhuma dificuldade das cores habituais (dourado e etc.) pra super inovações. Quando você se libertou nesse sentido?
R: Quando eu comecei a me interessar realmente em aprender a me maquiar, eu vi que não existe cor pra branco e cor pra preto, todo mundo pode usar todas as cores, a questão é você achar o tom certo para sua pele. Por exemplo, um azul claro não fica legal em mim, já um azul mais forte fica. Fui aprendendo, fazendo testes com as cores, hoje eu conheço mais o meu rosto, consigo comprar mais produtos que funcionam realmente na minha pele. 

MBP: Segue alguma regra na hora de criar makes?
R: Eu analiso algumas coisas ao montar uma make. Por exemplo, se eu quero dar destaque aos olhos ou se vou focar no batom. Se eu usar uma sombra super vibrante, dou uma maneirada no batom e não precisa ser um batom nude. Eu faço testes com as minhas makes pra saber o que vai funcionar ou não em mim.

MBP: Como funciona sua rotina de cuidados com o cabelo atualmente?
R: Atualmente eu estou fazendo a rotina no/low poo, que consiste em abolir o uso de sulfatos, petrolados e silicones. Lavo meu cabelo duas vezes na semana e sempre faço hidratação. Quando falo hidratação entra nutrição, reconstrução e hidratação. Gosto de finalizar meu cabelo com um óleo vegetal, depois creme de pentear e um ativador de cachos ou gel.

MBP: Algum projeto futuro pro blog?
R: Eu gostaria de atualizar mais vezes o blog, mas tenho um trabalho que me consome tempo e tenho que dar prioridade, já que é ele que me permite comprar as coisinhas que mostro no blog. E o meu projeto e continuar com ele por muitos mais anos mostrando dicas para cabelos e maquiagens para negras.

This entry was posted on 23/10/2012 and is filed under ,,,,,,,,,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

5 Responses to “É A MINHA CARA - ROSANGELA JOSÉ DA SILVA”

  1. Cheguei na MPB, mesmo não sendo mais uma "Menina" fisicamente, através dos videos da Rosangela no Youtube, muito aprendi com ela e suas dicas, e me permiti também dizer Bye Bye quimicas, devagar vou entendendo mais e mais... to amando, e há pessoas que reclamam das redes sociais.... Gente!! Aonde eu iria buscar todas essas informações e exibir com orgulho todo esse meu black... Parábens as idealizadoras do Blog, Muito Obrigada pelo carinho e dedicação de vocês. Fiquei orgulhosa de ver a Rosa aqui muito merecidamente. beijos no coração de cada uma.

    ResponderExcluir
  2. Aprendo todos os dias com Rosa.
    É um prazer e um orgulho ver cadas post novo.

    ResponderExcluir
  3. A Rosa é uma querida, sempre disposta a dividir sua vida através do blog.
    Adorei a entrevista! :)

    ResponderExcluir
  4. Das poucas representantes dos crespíssimos nos blogs nacionais! PODER!

    Sou fã.

    ResponderExcluir
  5. Sou fã da Rosa, posso dizer que ela está sendo uma das minhas musas inspiradoras durante a fase de transição :)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!