O PODER DA INFORMAÇÃO | TAINÁ ALMEIDA


Hoje é terça-feira, 20 de outubro de 2018. Há alguns dias estou implementando uma nova rotina, então de acordo com o meu cronograma, separei entre 6 e 7 da manhã para usar as redes sociais, em especial o facebook, mas apenas como ferramenta de trabalho. Não considero mais o FB como uma forma recreativa de redes sociais. Rolei um pouco o feed, cheio de notícias de ontem, muitas publicações com comentários de amigos… e então começaram a aparecer um tanto de posts que denunciavam atitudes racistas nas redes e fora delas. Não que os racistas tivessem algum pudor ao destilar seus pensamentos criminosos, mas eu recebi tudo de uma vez só. Pessoas que se escondem atrás da internet e atrás de outras pessoas para cometer um crime.


Em 2015 nós nos unimos à Campanha ‪#‎RacismoVirtualConsequênciasReais‬ da ONG Criola neste post e compartilhamos algumas experiências que tivemos.  Mas tanto naqueles dias como hoje, precisamos estar preparadas para o enfrentamento e isso só é possível com informação. Se o crime acontecer na internet você pode tomar algumas medidas como copiar o link da publicação, printar a tela com o perfil, comentários, etc.
Além disso as denúncias também podem ser feitas em delegacias comuns, caso você vá, sempre vá com alguém te acompanhando, em especial alguém que consiga manter a calma e te dê apoio.




Na hora da denúncia você precisa saber o que é configurado como injúria racial e o que é considerado racismo. Nós também temos um post explicando a fundo o que é cada um deles
A coisa que precisamos ter em mente é: o ataque foi coletivo? À todos os negros, então é racismo. 
O ataque foi só a você? Atacou a sua subjetividade? Então é injúria Racial.
Saber essa diferença pode ser muito importante, se denunciarmos uma injúria racial como racismo e não encontrarem indícios de racismo (lembra, uma injúria à coletividade), o criminoso sai impune.


Fonte: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/11/racismo-e-crime-saiba-o-que-e-e-como-denunciar



This entry was posted on 31/10/2018. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply

Obrigada por comentar!