20 TED TALKS POR 20 MENINAS PODEROSAS

por Élida Aquino


      Acredito no poder da inspiração dividida. A maior parte das mudanças individuais e coletivas entre mulheres negras ao redor do mundo têm tido muito de inspiração envolvida no processo, aliás. Compartilhar e motivar umas às outras é combinação certa pra trazer liberdade, revolução interna e crescimentoPensando nisso juntei essa lista, inspirada numa série do Twenty Ten Talented (que é uma fonte ótima!) e incluindo pitacos meus, com várias Meninas Black Power que já passaram pelo TED e têm muita inspiração pra dar. TED é uma plataforma onde gente inovadora pode falar sobre o que faz de forma objetiva. Começou em 1984, numa conferência de Tecnologia, Entretenimento e Design e se tornou esse super espaço de democratização do saber. Foi num TED, por exemplo, que rolou a famosa fala da Chimamanda sobre "o perigo da história única" Peguem essas dicas. Escolhi só 20, mas existem muitas outras.  Não deixem de assistir por causa dos idiomas desconhecidos, ok?! Habilitem as legendas e vamos lá!

1. MAYA PENN - TEDWomen 2013
Um exemplo para jovens empreendedoras e abre minha lista por ser referência de poder e criatividade pra mim. Quanta energia essa garota tem! Empresária, desenhista, ativista e o que mais der. Maya começou a primeira empresa aos 8 anos e durante a carreira reflete muito sobre sustentabilidade. 

2. GEORGIA GABRIELA SAMPAIO - TEDxLaçador 2015
Impossível não citar! Essa pesquisadora da Bahia, aceita em várias universidades gringas, responsável pelo desenvolvimento de um kit para diagnóstico mais rápido e acessível de endometriose que beneficia mulheres – majoritariamente negras – à margem da atenção de saúde e com currículo crescente que inspira todas nós, passou pelo TED explicando sua trajetória, a pesquisa da endometriose e outras coisas.

3. ANNE-MARIE IMAFIDON - TEDxBarcelonaED
Aos 11 foi aprovada no exame A-level Computing, de Cambridge, e sempre dá o nome. Anne tem uma careira incrível ligada ao empreendimento, matemática e inovação tecnológica (só está na casa dos 20!). Nessa palestra fala sobre o impacto do desenvolvimento dessas ciências, a importância de incentivar meninas para que estejam inseridas nelas e como aumentar o número de startups e outras iniciativas empreendedoras lideradas por meninas ao redor do mundo.

4. ELIZABETH NYAMAYARO - TEDWomen 2015
Ela chefia a iniciativa HeForShe, de ONU Mulheres, com o objetivo de conscientizar meninos e homens para igualdade de gênero e valorização do feminino. Nessa palestra faz "um convite aos homens que querem um mundo melhor para as mulheres".

5. RAKIA REYNOLDS - TEDxBarnardCollege
Maravilhosa! Rakia é das comunicações e empreende nessa área com a Skai Blue Media, uma agência de comunicação multimídia criada por ela. Nessa palestra fala de suas experiências na caminhada cheia de barreiras, fracassos, surpresas e alegrias até alcançar sucesso no que curte fazer. É extremamente inspirador para jovens empreendedoras.

6. MAAMEYAA BOAFO - TEDxAccra
O título dessa conversa é "sendo o meu verdadeiro eu, sem desculpas". Maameyaa, uma jovem africana, conta como foi o caminho até chegar aos Estados Unidos e construir o sonho de ser atriz.

7. OLA OREKUNRIN - TEDxBerlinSalon
Ola é médica e piloto de helicópteros. Criou o primeiro serviço aéreo de ambulância da África Ocidental e nessa conversa sobre "womenomics" – economia das mulheres - discute a força feminina no mundo dos negócios.

8. THANDIE NEWTON - TEDGlobal 2011
Thandie já esteve em filmes representativos como Para Meninas de Cor (For Colored Girls). Aqui conversa sobre construção de identidade de um jeito super interessante e leve, a partir das suas experiências como criança que estava entre culturas distintas, passando por dados científicos sobre o conceito de raça até a vivência como atriz que lida com vários "eus".

9. MICHAELA DEPRINCE - TEDxAmsterdam
Nasceu em Serra Leoa, 1995, e cresceu órfão em tempos de guerra civil. Era conhecida como "filha do diabo" por causa do vitiligo, mas através de uma história de sofrimento, dor e perda, chegou às realizações incríveis. Hoje é uma bailarina renomada, foi adotada, reside nos EUA e não para de brilhar. 

10. KIMBERLY BRYANT - TEDxKC
Kimberly fundou o Black Girls Code para introduzir uma nova geração de meninas negras no mundo da programação e tecnologia. A ideia na conversa "Desafiar o Impossível" é falar sobe como essas jovens codificadoras podem tornar-se construtoras de inovação tecnológica e de seus próprios futuros.

11. ZAIN ASHER – TEDxEuston
Pegada motivacional das boas. A jornalista âncora da CNN discute aqui sobre como aproveitar o sucesso.

12. ALLYSON HOBBS – TEDxStanford
Allyson é professora de História Americana e Afro-americana na Universidade de Stanford. Seu primeiro livro chama-se, em tradução livre, "Um Exílio Escolhido: a História da Passagem Racial na Vida Americana" (A Chosen Exile: A History of Racial Passing in American Life) e examina os fenômenos de questão nos Estados Unidos a partir do final do século 18 até agora. Essa palestra é sobre o que ela observa dentro do tema.

13. PATIENCE MTHUNZI - TED2015
Revolucionando na saúde, sim! Patience explica sua ideia de usar lasers para enviar as drogas drogas diretamente às células infectadas pelo HIV.

14. KAKENYA NTAIYA – TEDxMidAtlantic
Kakenya fez um acordo com seu pai: ela sofreria o rito tradicional Masai da circuncisão feminina se ele deixasse ela frequentar a escola.  Nessa conversa fala de como chegou à faculdade e de como idealizou um escola para meninas em sua comunidade.

15. DAYO OLOPADE – TEDTalentSearch
Dayo é repórter do The Daily Beast, The Washington Post e The New Republic e discute suas observações de viver na África enquanto trabalhava em um livro sobre criatividade, tecnologia e desenvolvimento no continente e como foi a construção dessa "nova narrativa africana".


16. AMMA ASANTE - TEDxBrixton
Amma Asante é a diretora do filme Belle. Ela discute sobre o desafio de trabalhar em Hollywood, onde apenas 0,4% dos diretores são mulheres negras, e a pressão de viver sob a definição que lhe davam. É uma conversa sobre definir-se a si mesma.

17. SARAH LEWIS - TED2014
Sarah Lewis, historiadora da arte, fala sobre a importância de falhar, experimentar e outros processos no crescimento individual.

18. MELLODY HOBSON - TED2014
Vamos falar sobre raça, cor e mercado de trabalho. Mellody Hobson, é diva, presidente da Ariel Investments, fala abertamente sobre como esses fatores - e, particularmente, a diversidade na contratação – pode melhorar os negócios e a sociedade.

19. FADEKEMI AKINFADERIN-AGARAU – TEDxEuston

Fadekemi interrompeu a carreira na medicina e deixou os Estados Unidos depois de uma experiência como pesquisadora de HIV na África do Sul. Ela é co-fundadora da Educação Como Vacina (Education as a Vaccine), ONG que desenvolve e implementa programas inovadores para melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens vulneráveis na Nigéria.

20. DIANE LIMA – TEDxSãoPaulo
Comecei com inspiração e referência pessoal, então fecho do mesmo jeito. Recentemente tive o prazer de passar algum tempo com Diane e pegar essa energia de perto. Façam o mesmo! Ela, que é designer, atua diretamente como diretora criativa do Instituto NoBrasil e idealizou a campanha #deixaocabelodameninanomundo, fala sobre o processo criativo como arma para liberdade, igualdade e empoderamento.


Essas são algumas das minhas favoritas. Vocês querem indicar outras conversas boas? Então deixem aqui nos comentários, mandem por mensagem ou e-mail. Vamos trocar e contagiar nosso mundo. Beijos!

This entry was posted on 04/05/2016 and is filed under ,,,,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

4 Responses to “20 TED TALKS POR 20 MENINAS PODEROSAS”

  1. O Síndrome do Impostor | Alexandra Baldeh Loras
    https://www.youtube.com/watch?v=pAcebtGKThA
    ; )

    ResponderExcluir
  2. Cheguei no blog por acaso, mas que post incrível!
    Quero assistir todos, parecem muito interessantes.
    Parabéns pela criatividade do tema!

    ResponderExcluir
  3. Muito inspirador eu desejo fazer parte disso.Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  4. Que bela matéria, meninas!!!vídeos muito inspiradores e que ~falam~ com a gente! Vou indicar pra todo mundoooo! obrigada pelas dicas!:D

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!