MEU CABELO É 4C. E AGORA?

por Tainá Almeida

      Eu sempre quis cabelo black power. Queria o maior, mais lindo, mais tudo. Pesquisei, lógico. Percebi que meu cabelo deveria ser super parecido com as maiores divas do meu coração: Esperanza Spalding e Erykah Badu. Pensei: Moleza, piece of cake, molengo tengo, tenho minhas divas master como espelhos. Comecei a trajetória crespa, percebi que a teoria é uma coisa, a prática, outra. 
      Nesta sociedade não existe pessoa que esteja preparada para assumir um 4C. Quando pensamos em cabelo crespo, pensamos em mulheres com cachos perfeitos com o diâmetro de um dedo indicador. Não tenho isso. Quando pensamos em cabelo crespo, pensamos em horas a menos na preparação. Não tenho isso. Quando pensamos em cabelo crespo, não pensamos em 4C, mas isso eu tenho. Quando me vi com o grande corte [depois de retirar toda a parte com química e ficar só com o natural] e percebi que meu cabelo não estava nas capas de revista, deu medo, mas eu fiquei firme. Pensei na Esperanza, na Erykah, pensei em toda a liberdade que eu poderia terSó de pensar que eu não precisaria pensar em alisar minha raiz a cada 20 dias, só de pensar que eu não precisaria ficar sufocada com o cheiro do formol, apareceu uma força ancestral que me ajudou a manter meu crespo aqui, rico e finalmente empoderado. Hoje, com um 4C, valorizo meus micro cachos, entendo meu fator encolhimento e acima de tudo, respeito… pois só quem tem um 4C sabe o que é se submeter à vontade do próprio cabelo.
      E agora? Agora é conhecer o cabelo, descobrir que ele gosta de creminhos, óleos, carinhos. Eu descobri que a melhor coisa para o meu crespo é não usar pentes e sim os dedos para desembaraçar. A cada dia é uma descoberta. Como ninguém fala disso, como não temos 4C na mídia, a gente descobre tudo aos poucos. Mas estou longe de desistir!

This entry was posted on 19/03/2014 and is filed under ,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

52 Responses to “MEU CABELO É 4C. E AGORA?”

  1. Que linda! Fiquei emocionada com seu texto.
    Falou muito bem!
    Realmente não são todas que estão preparadas para assumir, e quando estão na transição ou prestes a fazer o BC o que elas mais falam ou o que mais compartilham? Cachos perfeitos.
    Tenho 6 cunhadas de cabelos crespos, e incentivo cada uma de um jeito diferente. Mas uma coisa é certa e todas elas falam: "Mas o meu não forma cacho que nem o seu."
    Por um momento fico sem argumento sabe, mas é difícil vc explicar pra seis cabeças que não é essa a questão, é questão de liberdade, de se assumir, se amar como é!
    Enfim...
    Adoro o blog, adoro 4C e você é muito linda!
    Beijo

    www.deboraninja.wordpress.com
    IG: @debora_ninja
    Facebook: /deboraninjaoficial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora, explicar que meu cabelo faz cachos é super complicado. Eles são micro, mas têm sua beleza!!! Não foi fácil descobrir como lidar com meu crespo. Qualquer dia conto meus choros e minhas descobertas.
      Admiro seu trabalho de tentar explicar para as seis moças a diversidade de crespo que temos. E seu como é difícil mostrar que o belo está em não ser igual. Parabéns!
      Beijos!!!

      Excluir
    2. Nossa eu estava falando sobre minha aceitação 4C semana passada com as MBP.
      Quando entrei na transição pensava que meu cabelo seria como o da Taís Araújo , na minha cabeça aquilo era a representação de um cabelo crespo.
      Ao longo dos meses percebi que não era muito parecido e dai pensei em desistir, porque achava que não saberia cuidar. Bem, depois de vários bate papos resolvi continuar na transição.
      Hoje estou bem com meu cabelo a cada dia descubro algo novo (inclusive que ele cacheia sim) e tudo bem.
      beijos
      Andressa

      Excluir
    3. Andressa, cacheia... e todo dia é uma aventura. Mas isso é tri bom. ;)
      Beijos.

      Excluir
  2. É verdade,tudo isso que vc diz afeta também quem tem cabelo 3c, porque no processo de aceitação a gente fica naquela loucura da definição, até perceber, que o cabelo não é todo definido, ele tem friz, ele tem volume, quase ninguém na cidade usa, vc não sabe bem como lidar,mas na experiencia diária vai se descobrindo e aprendendo a se amar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso se aplica para quase todos os tipos rs, mas falo do meu pq é o único que tenho propriedade para falar.
      Beijos!!! E força no crespo!

      Excluir
  3. AMEI, falou a verdade e tocou na ferida Tainá, vejo muitas pretas por ai que falam a mesma coisa, " ha! assumir o seu crespo é facil, o meu não é como o seu" e eu ficava com aquela cara ne! sem ter o que responder, e sempre levantei a bandeira e acho que há diversas formas e maneiras, penteados, tranças, turbantes, coisas lindas que podemos fazer no cabelo, mas infelizmente dentro do nosso próprio meio vivemos as divergências, e vejo muita falsidade tb, pessoas que levantam a bandeira, assumem o cabelo mas dão " aquela" relaxadinha, pra ficar parecido com a amiga que tem crespos com cachos e os dela não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente por isso que precisamos começar a falar de nossos cabelos, mostrar nossas possibilidades de penteados para ajudar as irmãs que ainda não tem coragem de assumir. ;)
      Beijos!

      Excluir
  4. Nossa eu estava comentando isso na semana passada com as Meninas Black Power!
    Para mim foi tão difícil aceitar o meu 4C, no começo da transição via o modelo de cabelo crespo que a mídia nos mostra e sempre pensava que o meu seria igual.
    Na minha cabeça meu cabelo seria como o da Taís Araújo e por isso continuei com a ideia, com o passar dos meses percebi que não tinha semelhança e pensei em desistir. E depois de muitos bate papos resolvi continuar.
    Bem, hoje estou de bem comigo e com meu cabelo.... a cada dia descubro uma nova forma de tratar ou pentear . Gostei do post me identifiquei bastante.
    beijos,
    Andressa

    ResponderExcluir
  5. É mesmo complicado, mas num desista mesmo não flor.
    Eu estou em transição ainda, não dá para definir direito qual a classificação do meu cabelo mais já me decidi assumi-lo de vez ao natural custe o que custar.

    Bjoooooo
    Blog da Thaby - http://thabysme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto! Muitos Parabéns! Assumir o que temos de tão unico, especial e diferente é preciso ter uma boa dose de autoestima.

    http://mariaesuasraizes.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Oi :) alisei meu cabelo muito nova, então acabo não lembrando da forma natural do meu cabelo. Minha pergunta é... com 4 meses de transição (que é o que estou agora) ja tem como ter uma noção de qual cacho vai se formar? Se da pra perceber pela raiz, ou algo do tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana. Nem sempre dá para perceber, na verdade a gente só descobre meeeeesmo como é nosso crespo quando retirar toda a química, você pode ter uma noção, mas é difícil dizer com certeza.
      Além disso, o cacho se forma, principalmente, nos cabelos hidratados e bem cuidados. Sempre que termina uma hidratação eu vejo os cachos bem definidos na parte da frente do meu cabelo. Tenta tocar, se acostumar com a textura desse cabelo novo e forte que está crescendo. Veja o tamanho dos cachinhos, dê muito amor, carinho, nutrição a esse cabelo, tenho certeza que independente do tipo, ele será lindo!

      Excluir
  8. Muito bom encontrar pessoas que aceitam o 4C como eu tenho aceito! Tem sido um prazer descobrir a textura e o formato do cachinho que nasce da raíz!!!
    A única coisa q dá agonia é a sensação #falsa de que ele não cresce, mas ele cresce sim!!!!
    Viva o 4C!!!

    ResponderExcluir
  9. Tenho cabelo 4C e fui ensinada a alisar o cabelo desde que nasci. Sempre foi colocado na minha cabeça que cabelo igual ao meu é "ruim", feio, duro e essas coisas. Fui tão doutrinada a alisar que nunca tinha parado para refletir sobre, alisava e pronto.
    Então, de repente me deparei com uma crise de identidade: Qual é minha verdadeira cara? Quem sou eu de verdade? Qual a minha essência?
    Estou há 10 meses sem passar química no meu cabelo por estar grávida e me vejo na situação "agora é a oportunidade de mudar", mas não sei o que fazer com meu cabelo.
    Me sinto muito bonita com os cabelos alisados, acho que valoriza o meu rosto, porém me vejo na responsabilidade de passar um novo pensamento sobre o cabelo crespo para minha bebê que está chegando. Quero que ela se ame, se aceite e não absorva os preconceitos, mas como fazer isso se eu mesma não consigo assumir o meu natural?
    É um grande dilema! Quero mudar, mas como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karen! Então, é difícil afirmar algo se você ainda não experimentou. Você não sabe como vai se sentir com o cabelo natural ou como vai enxergar seu rosto com ele, por exemplo. Mais do que passar isso pra sua filha, você precisa estar certa de que ser você mesma é um caminho possível. A grande questão na verdade é que não fomos preparadas pra aceitar nossas características, entende? É preciso se reeducar antes de educar. O maior exemplo é ela enxergar em você o desprendimento e consciência pessoal e intransferível. Pense sobre e conte com nosso apoio. Beijos!

      Excluir
    2. Karen, eu também fui ensinada assim. Você entende que esse seu dilema já é um pasao para a auto aceitação? Para assumir um cabelo crespo, a mudança precisa ser de dentro pra fora. Torço para que você dê uma chance ao seu crespo. No que precisar, chame a gente... converse, isso nos alivia em momentos de 'dilema crespo'. Beijos!

      Excluir
  10. Haha super me identifiquei, meu cabelo é do tipo 4C e uso tranças pra tirar a química. E muito acham que meu cabelo tem cachos super definidos em formato de S, mas quando eu explico a real forma dos meus cachinhos, vem aquela cara de interrogação.

    ResponderExcluir
  11. tô na luta de aceitar o meu que também é 4c,ñ vou ser hipócrita de dizer que tudo bem que tá sendo fácil, mais continuo tentando acabei de fazer o bc(famoso big shop)tô tentando deixa-los natural.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia sobre cabelos 4C, mas gostei bastante.

    ResponderExcluir
  13. Antes mesmo de terminar a transição já sabia que sou 4c. Minha dificuldade está em descobrir cremes, penteados e finalizações.
    Além de ficar de cara com pessoas com outros tipos de cabelo tentando me impor um comportamento. Se eu quiser fazer texturização farei sou livre!
    Não vou deixar que mais ninguém dite como meu cabelo deve ser!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certíssima!!!! Até pq raramente as dicas de outros tipos de cabelo servem pra gente! ;)

      Excluir
  14. quem tem cabelo crespo so pode pentear com o cabelo molhado ou so com os dedos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pentear com os fios úmidos diminui bastante o risco de quebra e os dedos são mais suaves na tarefa de desembaraçar. Cada crespa faz como acha melhor, mas não hpa problemas em nenhuma das duas condições.

      Beijos.

      Excluir
  15. Boa tarde,
    Gostei muito de ler o artigo de Taina Almeida. Meu cabelo é 4c realmente quando falam de cabelo crespo, cacheado ou afro nunca vejo um cabelo estilo 4c. Também desisti da quimica estou deixando natural minha dificuldade e tirar um pouco do ressecamento do meu cabelo. mas também apesar da dificuldade não vou desistir.Não uso mais secador chapinha, só insistência paciência.Porque é realmente dificil. E estou aceitando dicas para combater o ressecamento só me falta esta dica. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Veronice! Que bom receberemos seu comentário!
      Esperamos que a paciência e amor pelo seu cabelo cresçam cada vez mais, juntinho com ele. Temos um grupo no Facebook (https://www.facebook.com/profile.php?id=653830021350257&ref=ts&fref=ts) e lá você poderá compartilhar sua dúvidas. Será um prazer ajudar. Beijos!

      Excluir
  16. meu cabelo tbm eh 4c...estou em transição a 5 meses...ele tem pouco crescimento...mas aos poucos vai crescendo...e to me sentindo mto feliz em qerer assumir minha real identidade.

    ResponderExcluir
  17. meu cabelo é 4b não conhecia ele, já tem 1ano e 7meses que fiz o bc estou amando bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está descobrindo melhor seu cabelo. É ainda mais legal quando entendemos bem a estrutura, do que nossos cabelos gostam ou não, etc. Obrigada por comentar. Beijos.

      Excluir
  18. Acabei de me ler no texto e nos comentários!! Obrigada a todas as 4c assumidas por serem inspirações! Eu não to sozinha e nem sou louca por achar que vou ficar linda com meus nanocachos! :D

    ResponderExcluir
  19. Texto lindo, eu super me identifiquei com ele. Estou em um momento de descoberta e de cultivo da afetividade pelo meu crespo, MEU CRESPO...

    ResponderExcluir
  20. Olá meninas. Amei esse cantinho 4C...eu, meu cabelo...da um trabalhão mesmo, as vezes penso em desistir dele, massssss....aqui estou já a dois anos sem quimica. Uffa.

    ResponderExcluir
  21. Estou em transição e não sei qual será meu tipo,admito que tenho um amor pelo 4b, mas antes disso tenho que aprender a amar todos os tipos, lidar com o 4c dentro dos crespos é lidar com um preconceito pesado.

    ResponderExcluir
  22. É o meu tipo de cabelo. Mas é difícil. Estou há dois meses sem química e ele tá dando nó.Acho que não estou preparada

    ResponderExcluir
  23. Sempre tentei usar assim, já coloquei vários químicos para não dar tanto trabalho.

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  24. A
    Melhor definiçao e situação de um cabelo 4C!' Fui entendendo isso no dia a dia, na prática e ainda estou descobrindo o que mais agrada essa textura! Tem dia que dá certo e tem dia que não dá! Vamos nos descobrindo! Parabens

    ResponderExcluir
  25. Não sei como tem gente que reclama do cabelo 4c, o meu é o 4a, e eu daria tudo para ter o 4c ou o 4b, quero muito um black, não que eu não tenha, mais é complicado, qnd ele está molhado, fica pra baixo, tenho q esperar secar pra ficar como eu quero........... ;(((((((((((((((((

    ResponderExcluir
  26. Estou há 1 ano e 5 meses sem Química, quando completou 7 meses meu cabelo simplesmente partiu e eu me vi "obrigada" a dialogar com meu cabelo. Ele ainda está muito curto, mas eu gosto muito da textura atual. Minha única tristeza é que demora muito pra aparecer o crescimento. E minha maior alegria e ver outras pessoas animadas em parar com Química e ver que meu dinheiro sobra no fim do mês (pq usar Química é muito caro)

    ResponderExcluir
  27. Parabéns ,e obrigado vç não sabe como me ajudou acabei de assumir o meu crespo estou na face de saber o q fazer mas vou conseguir "DEUS me fez assim".bjo linda

    ResponderExcluir
  28. Tainá. Adorei sua abordagem do assunto, tenho uma bebê de 3 aninhos que tem um 4c e tenho milhares de dúvida, mas uma única certeza, que irei conservar o cabelo dela desse jeito, maa sofro com a falta de informações pra esse tipo específico (4c). Como pentear o cabelo dela?

    ResponderExcluir
  29. Meu cabelo é 4C mas nunca usei ele natural, sempre uso trança ou quimica. Seu texto tocou na minha ferida, tenho vergonha do meu cabelo. Sei que marcas históricas não vão ser esquecidas da noite para o dia mas após ler esse texto sentir vontade de usar e abusar do meu 4c. Obrigada pelas palavras!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!