OS MIL CABELOS DE RITINHA

por Cintia Masa


        O Coletivo Meninas Black Power foi conferir o lançamento com cotação de história do livro infantil "Os mil cabelos de Ritinha", que aconteceu na cidade de Niterói, em novembro passado. Escrito pela autora estreante Paloma Monteiro e pelo ilustrador Daniel Gnattali, o livro conta a história de Ritinha e seus variados penteados afro. Segundo a página de divulgação da obra no Facebook: Os mil cabelos de Ritinha explora o universo da beleza do cabelo afro, num convite para celebrar tudo aquilo que há de bonito no sorriso de cada criança que se reconhece e se admira nas páginas dessa história. 

Momento da contação, com Noemia Oliveira
       
        Para a autora existe uma carência de livros infantis com personagens principais negros no mercado e que esta foi a principal motivação para escrever a obra. "Em "Os mil cabelos de Ritinha" você é convidado a conhecer essa menininha que é uma lindeza só! Vaidosa e muito criativa, a Ritinha usa o calendário de um jeitinho muito especial: com a ajuda da sua família, ela escolhe um penteado diferente para cada dia da semana. Para conhecer essa história, você vai mergulhar em um livro inteiro de rimas, com uma poesia doce e divertida, ilustrada com muita cor e arte!" 
       O livro é bem apresentado. Bem escrito, impressão cuidadosa, com ilustrações bem coloridas. Escrito em forma de verso é possível acompanhar a leitura pelas figuras. O fundamental é que as "mil fases" do cabelo da Ritinha toca em um ponto que falamos bastante no MBP: identidade. A Ritinha usa tranças, dreads, black , turbantes, entre outros penteados que conhecemos bem, mas que muitas vezes nossas crianças não tem a oportunidade de conhecer. Penso que esse pode ser ponto de partida interessante para apresentar as nossas crianças a diversidade do universo crespo.
        Abaixo, registro super especial de uma das reuniões regulares da equipe Rio do Coletivo MBP. Contamos com a presença de duas mascotes, Júlia e Victória, e a Ritinha também estava lá!

* Algumas das imagens utilizadas estão disponíveis na página sobre o livro.

This entry was posted on 07/02/2014 and is filed under ,,,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

6 Responses to “OS MIL CABELOS DE RITINHA”

  1. Que iniciativa maravilhosa da autora. É realmente dificil achar uma personagem principal de livros infantis que seja negra. Isso incentiva as criança a mergulharem na leitura, mostra que elas podem se amar e ser do seu jeito e se tem poesia, tenho certeza que é apaixonante. Adorei a postagem. Parabéns a autora, pelo livro, ao ilustrador e aos blogueiros que postaram isso.

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho, meninas!
    Vocês são inspiradoras.
    Estamos ansiosas para ver os desenhos dessas bonitas, a Júlia e a Victória, mandem pra gente: https://www.facebook.com/osmilcabelosdeRitinha <3
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paloma! Mais uma vez agradecemos e pode deixar que em breve o desenho das meninas chega por aí.

      Excluir
  3. Não encontrei o livro....

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!