VOCÊ É PRECONCEITUOSO E NEM PERCEBE


   Esse texto é mais um desabafo do que um informativo. Há alguns dias infelizmente tive um  desentendimento com alguns membros da minha família. Tudo começou com um assunto banal e terminou no tema racismo e preconceito. Toda essa história chata me fez pensar como é difícil encararmos o racismo na sociedade, imagine na nossa própria casa, com os nossos.
    Sou neta de brancos e negros, daí essa mistura gostosa da minha família. Cresci praticamente sendo a única negra da família, todos os outros passavam como pardos e "morenos". Tive que aprender a rir de piadas racistas, para poder me sentir incluída no grupo, foi assim que comecei a me perguntar porque só eu era negra... porque só eu tinha recebido o castigo (assim eu pensava). Minha infância e adolescência foi em um condomínio de classe média, onde só moravam três famílias negras. Brincadeiras de mau gosto e piadinhas cruéis eram constantes, não de todos, o grupo preconceituoso era  pequeno, porém  incessante.
     Resumindo foram mais de 20 anos com a cabeça baixa, foram mais de 20 anos com a boca fechada, foram mais de 20 anos alisando o cabelo, foram mais de 20 anos sem usar amarelo ouro (porque preto não podia ousar), foram mais de 20 anos rindo forçada de piadas sujas. Chega! Acabou!
      Hoje com toda a certeza não abro mão das minhas ideias de ser quem eu sou, custo o que custar, até mesmo as amizades. Não venho aqui ser radical e dizer que não devemos nos importar com os outros. Não, não é isso... Apenas não permita que te humilhem. Não fique calada quando ouvir:
- “Tem que casar com um branco para clarear a família”
- “Vixe fulana vai ter o cabelo ruim, porque sicrano tem o pé na África!
- “Se um casal de piolhos entra nesse teu cabelo, já era!”
- “Brigou com o cabeleireiro?"
     Quando ouvir algo parecido não fique calada... Levante a cabeça! Explique suas ideias, sem gritar, sem brigar... seja objetivaVenho aqui dizer que ninguém tem o direito de se achar melhor e de te classificar como uma maluca extremista, chata e que segue modinha, só porque você é uma negra feliz e assumida, que segue uma ideologia e que não tem aquela velha opinião formada sobre tudo. Um abraço bem crespo!

This entry was posted on 08/06/2013 and is filed under ,,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

6 Responses to “VOCÊ É PRECONCEITUOSO E NEM PERCEBE”

  1. Tudo o que precisava ler (me chamaram de extremista hj rsrs), que bom que há quem me entenda, ufa, não estou só no mundo :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza não está! Somos todas do mesmo time. Continue sustentando suas opiniões. Beijos.

      Excluir
  2. Muito bom o seu texto! Estava mesmo precisando ler algo desse tipo porque eu sempre me calo.. Outro dia eu estava sentada na calçada de casa e passou um primo meu e me perguntou "Tem pente em casa não?" Eu simplesmente me calei, e fiquei sentindo uma sensação tão estranha. Ler isso me ajudou bastante, agora sim eu sei que não devo me calar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resista sempre, Izabella. Nesses casos é bom usar o diálogo para fazer com que a família compreenda o quanto há de preconceito dentro das nossas cabeças, entende? Precisamos ajudar nessa "limpeza". Beijos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
    2. O pior de tudo é que parece que as pessoas não entendem que isso nos machuca muito!!! Não deveríamos nunca sofrer esse tipo de preconceito e racismo. Desejo força à você! Estamos juntas nessa! bjo!!!

      Excluir
  3. Nossa, parece a minha vida. Acho que pro brasileiro é mais complicado esse lance de racismo, porque a gente cresce e não se reconhece. "Nosso irmão é branco, nossos pais também, e eu sou negro?". Na minha família sempre foi assim também, eu sempre achei que eu era a mais feia, enquanto a minha irmã branca de cabelo liso era a mais bonita. Mas não foi intencional da parte deles, é o senso comum dominante né? É nossa obrigação tentar mudar o rumo dessa história.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!