CARTA ABERTA SOBRE A "NEGA DO CABELO DURO"

Tania Cangaíba,
      A primeira coisa a ser dita é que nada nos preparou para escrever essa carta. Mesmo assim, em nome de mães e pais negros e afrodescendentes, precisamos falar sobre um vídeo de sua responsabilidade postado no youtube. Estou falando de Sofia, Nega do Cabelo Duro, em que uma criança com o rosto pintado de negro interpreta essa famosa marchinha que há muito tempo sabemos ser racista.
      Acreditamos que a pequena Sofia seja próxima a você, talvez sua filha, sobrinha. Ela aparece gesticulando e fazendo caretas, contrariada enquanto usa vários pentes. Seu cabelo é apresentado como complicado, “difícil”, “duro”. Enfim, não “desmancha nem na areia”. Somente o maior dos pentes, o amarelo, consegue resolver o “problema”. É o “pente que te penteia”.
     Imagino também que você, como muitas pessoas, dirá que foi uma “divertida” e “inocente” “homenagem”. Que o objetivo dessa “brincadeira” não foi ofender mulheres (e meninas) negras e afrodescendentes. Só que foi justamente esse o efeito de seu vídeo, e por isso decidimos escrever, para que o preconceito contra nossa pele e nosso cabelo acabe.
       Desde a colonização deste país, a pessoa negra é tratada como uma “raça à parte”, como se não fosse incluída na humanidade, como se nossa aparência não fosse “correta”. Como se o “normal” e desejável fosse ser branco, de cabelos lisos. Como muitas pessoas pensaram assim ao longo dos séculos e ainda pensam, o racismo ainda contamina profundamente a maneira como somos mostrados na televisão, nas revistas e também na internet. A ideia de que ser branco é ser bonito faz com que milhões de mulheres pretas comprem produtos de alisamento e relaxamento para que seus cabelos percam volume, para que se sintam mais “aceitáveis” dentro de um padrão eurocêntrico racista. Assim como ensinou Sofia, nós também somos ensinadas que nossos cabelos são “ruins”, “difíceis de cuidar”. Que não são bonitos e nem práticos. Isso nos destrói por dentro desde muito cedo.
          É assim que a autoestima de crianças, adolescentes e mulheres negras é destruída. É assim que, ao invés amar quem somos e nossas origens, aprendemos a odiar nossos corpos, nossos cabelos. É por isso que muitas de nós tentam se parecer com aquilo que o racismo diz que é correto, que é ser limpo, que é ter uma aparência profissional. É por isso que muitas mães alisam os cabelos de suas filhas tão cedo. Só que, ao longo dos anos, homens e mulheres pretas vem se unindo para lutar contra o racismo. Trabalhamos o conceito de amor e de manutenção de nossas características individuais, que são lindas. Não somente entre nós, como também em nossos filhos, pois percebemos que é muito importante que o nosso povo não aceite tamanha opressão. Que acredite que a cor da nossa pele e a textura dos nosso cabelos não pode interferir na maneira como as pessoas nos enxergam.
Talvez você não saiba, mas pintar o rosto para fazer imitações de pessoas negras é racismo. É divertido para muita gente, mas não para todo mundo. É um tipo de humor que tem aparecido com muita frequência na televisão, infelizmente. Um dos maiores exemplo disso é a Dona Adelaide do Zorra Total. O nome desse tipo de piada em português é Cara preta (Black Face). Aqui você pode ler um ótimo artigo sobre o assunto, explicando com detalhes porque são terríveis.
          É o tipo de piada que faz as pessoas pensarem que nós, negros, não somos bonitos, educados e honestos. Que nós, mulheres negras, não temos dentes, que nossos cabelos são feios. É o tipo de piada que ensina às crianças que pessoas negras são fedidas, feias, desagradáveis. Que não é muito bom ter amigos negros. Infelizmente, é quase sempre assim que nós, mulheres negras, aparecemos na televisão.
São essas pequenas grandes piadas que fazem com que as pessoas se esqueçam que nós somos humanos tanto quanto pessoas brancas. E quando as pessoas se esquecem que nós somos humanos, elas se acostumam com o racismo. O racismo, por sua vez, faz com que as pessoas achem normal que nossos jovens morram cedo, que nossas crianças não tenham educação de boa qualidade.
     Precisamos dizer com toda sinceridade que estamos acostumadas com esse tipo de piada. Mas seu vídeo é o único que vi até hoje onde uma criança, que provavelmente não tem a menor ideia do que tudo isso significa, faz esse tipo de coisa. Por causa disso, não somos apenas nós, mulheres adultas, que somos motivo de riso. São nossas crianças, nossas filhas. Falaremos em nome de todas as mães negras e afrodescendentes cujas filhas, infelizmente, serão chamadas de negas do cabelo duro várias vezes ao longo da vida. Certamente um “elogio” que nenhuma mãe gostaria de ouvir. Nós podemos, como mães e pais, combater esse racismo. Mas você também pode Tania, ensinando que esse tipo de brincadeira nunca deveria ser repetida.
        Não conseguimos entender até agora que mensagem você tentou passar pra Sofia. Afinal de contas, está claro que a pequena é branca apenas pros padrões brasileiros, porque todo brasileiro se acha MUITO branco, né? Mas na verdade, sabemos que o motivo de seu cabelo ser cacheado é justamente o sangue africano correndo em suas veias, o que faz com que ela seja afrodescendente.
         Sinceramente? Seu vídeo é de extremo mau gosto. Estimula crianças a desrespeitarem quem são. Afinal, por que ensinar uma criança a pintar seu rosto de preto, que “cabelo duro” é “coisa de preto”? Por que ensinar uma criança a ser racista? Por que não ensinar que todos os seres humanos nascem diferentes e que justamente por isso somos maravilhosos? Que devemos amar e respeitar quem é diferente de nós, por que é assim que seremos respeitados?
           Estamos numa era de transformação, na qual todos os seres humanos se encaixam e devem ser respeitados. Uma época em que todos devemos nos amar como somos, com o cabelo que temos. Ensinar o contrário põe a perder o trabalho de séculos de luta para que seja quebrado de uma vez por todas este estigma de que pessoas negras são “feias”, tem o cabelo “duro”. Pedimos, por favor, que repense sua atitude com relação a toda a população preta, mas principalmente com uma criança “branca” que está em formação. O racismo, desde o início dos tempos, é coisa ensinada e assim segue seu fluxo. Crianças aprendem em casa e reproduzem na escola o ódio ao preto, traduzido em “brincadeira de criança” para quem pratica, mas uma quebra da autoestima pra quem sofre.
            Hoje, Sofia é apenas uma criança, mas um dia vai crescer e entender. Espero que até lá esse episódio triste seja superado. Que ela tenha a oportunidade de viver num Brasil sem racismo e preconceitos de todo o tipo. É o que desejamos para ela, de coração. Porque assim, desejamos o mesmo para nós mesmas e para todas as nossas crianças negras e afrodescendentes. Agora e no futuro.  

Assinam,
Blogueiras Negras
Preta& Gorda
Meninas Black Power
Noivas Crespas
Ong Estimativa
COFEM-LiHS
LiHS SP
Blogueiras Feministas
Marcha das Vadias Curitiba
Nós denunciamos
FemMaterna
Entre Luma e Frida
Mabia Barros
A mulher negra e o feminismo
Larissa Santiago
Fatima Tardelli
Zaíra Mau Humor Pires
Talita Dias
Crespos&Cacheados Assumidos
Feministas do Cariri
FQC – Feminismo Que Cola
Blogagem Coletiva Mulher Negra

Preta Flor



This entry was posted on 05/06/13 and is filed under ,,,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

19 Responses to “CARTA ABERTA SOBRE A "NEGA DO CABELO DURO"”

  1. é isso! orgulho de ser Menina Black Power -
    Jana Guinond

    ResponderExcluir
  2. Não somos minoria. Somos muitas e estamos juntas.
    Por nós e por um futuro mais ameno para nossas crianças!

    ResponderExcluir
  3. Que vídeo mais besta... quanto ao Black Face, é "engraçado" zuar nosso fenótipo pra alguns... porque a piada lá está simplesmente no ser negro, ter nariz " de batata" e ainda por cima não ter dente... Pior é a reprodução aqui e claro, ai da gente se reclamar, quer ser respeitado? Emagreça e alise seu cabelo primeiro, é isso o que parece, lamentável...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre nesse mesmo esquema. O que muda é nosso posicionamento enquanto agredidos. Se não deixarmos passar, tudo pode mudar.

      Excluir
  4. Que essa carta sirva de exemplo para todos! É nosso dever e obrigação ensinar a criança o respeito, o carinho, ensinar que somos iguais, que se deve respeitar as diferenças, que o Brasil é mais negro que o povo pensa!

    ResponderExcluir
  5. Fico me indagando sempre o que leva Pais e responsáveis a esse tipo de atitude. É claro que é preconceito. Mas a pergunta que sempre fica pra mim é a seguinte: Até quando seremos tratados como inferiores devido nossa melanina? E o pior a reprodução de uma criança, para ela é só uma brincadeira, mas é depois quando crescer ou até mesmo dentro da sala de aula será que essa pequena não fará o mesmo com seus amiguinhos? É muito triste sentirmos e presenciarmos ainda esse tipo de coisas. Em fim, o que mais me chocou foi que ao final do vídeo a criança está linda e muito feliz!! Que Pais são esses que não perceberam o que fizeram para essa crianças e para as nossas crianças negras.Certamente dentro da inocência dela Sofia ira reproduzir tal ato. Triste fato!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos continuar lutando e defendendo nossa raiz. Fato que nos entristecemos muitas vezes, mas o caminho é continuar.

      Excluir
  6. Incrível! Quantas de nós cresceu ouvindo esse tipo de coisa. Ouvi na escola uma professora falar" Como ela tem um rosto bonito, pena esse cabelo..." Fazendo alusão ao meu crespo. Passei mais de 15 anos tentando forjar um cabelo liso para me adequar e muitas vezes repeti: "Odeio meu cabelo! Porque nasci com cabelo ruim?"... Hoje estou em fase de transição ( e aceitação) e espero que meus filhos nasçam em um novo tempo onde eles poderão ser perfeitos do jeito que Deus os fizer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantas de nós também foram alvo disso, né?! Tudo se repete. Nossa parte é fazer a diferença acontecer.

      Excluir
  7. Eu tive que suspirar e contar até 10 por vários trechos dessa carta! Estou muito triste por nossa realidade. Agradeço a bela iniciativa e divulgarei essa carta muitas e muitas vezes, para queeita possam ver nosso grito, nossa força e nossa beleza... a carta me remete a vários momentos em minha vida, a contar da infância a vida adulta profissional, onde tinha que alisar meu cabelo para ser aceita na sociedade! Usar o cabelo Black vai além de estilo ou moda, e sim ATITUDE, só usando para entender preconceito diário nos olhares de criticas e desaprovação. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Nina. Vamos seguir e continuar resistindo. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  8. Olá, eu sou do FÓRUM DE JUVENTUDE NEGRA DE BRASÍLIA e claro como mulher e negra, me contemplo c a carta, gostaria de copiar essa carta no nosso blog, e assinar embaixo, assim como vcs . ok -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro!!! Pode copiar e assinar sim!!!
      Muito obrigada :)
      Se quiser, pode enviar seu e-mail que mandamos a carta para lá :)
      Beijos

      Excluir
  9. Oi! Lendo a carta e ficando, mais uma vez, pasma com o episódio narrado. A carta está perfeita..........

    Ana Mota

    ResponderExcluir
  10. Difícil ser sempre a feia, a que é motivo de piada e mesmo depois de adulta ter de estar sempre mostrando que é uma pessoa como outra qqer. Este tipo de "brincadeira“ só aumenta nossas batalhas cotidianas.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!