CRESPO É LINDO! ENSINE.

por Renata Morais


     Um dia resolvi mudar, resolvi cortar tudo aquilo que não me fazia bem. Pois bem, comecei com o cabelo. Meu marido e minhas filhas gostaram da mudança, mas a minha mãe não gostou... Ela amou. Lembro bem da frase que ela soltou: "Caramba, Renata! Ficou ótimo!".
      Aquela frase com certeza me deu segurança. Sempre tive o cabelo crespo e com volume, quando pequena não gostava de pentear, a solução era o corte e ela achava prático. Depois eu fui crescendo e a vontade de ter um cabelo liso aflorou rapidinho, minha mãe então me levava de salão em salão procurando novas técnicas para as madeixas.
      Estava evidente que ela fazia a minha vontade, mas não a dela. Ela sempre gostou do "crespão" pro alto, tanto que tinha um black imaginário. Sim, um cabelo crespo bem grandão que só ela enxergava. Isso bem lá nos anos 70. Eu tenho certeza que quando  o meu cabelo começou a crescer  naturalmente crespo ela pensou "o meu black real está aí". Sempre que ela penteava as minhas irmãs, as duas com cabelos lisos e compridos, ela sempre me dizia: "O seu é mais bonito!".
        Eu sempre pensava que ela falava isso para me consolar, sinceramente eu não via beleza naqueles cachinhos, por isso quis mudar. Cresci, passei a adolescência toda com química, depois engravidei e tive uma menina. Ainda grávida as piadinhas de mau gosto já rolavam: "tem que nascer com o cabelo bom", "passa alisante assim que nascer, pra ninguém desconfiar que tem cabelo crespo"... E a Luiza nasceu, sem cabelo nenhum, e a falta dele durou até os quatro anos. Mas, de repente, uma bela "juba" encaracolada aparece linda com as pontinhas douradinhas. Perfeita! Então sempre que eu penteava aquela beleza eu repetia a frase da minha mãe: o seu cabelo é bonito, o seu cabelo é lindo!
       Aí ela foi crescendo e a vontade de ter  liso como o das primas apareceu. Conversamos e eu sempre dizia pra ela como o cabelo dela era especial e que se ela alisasse perderia a identidade. E assim ela foi crescendo e se apaixonando pela bela "juba" dourada. Com certeza Deus ficou feliz com o meu trabalho e me mandou a Elis, com o seu crespo encantador. Só que não tive que esperar quatro anos. Ele já está aí! Dois anos de pura ousadia. Ousadia porque além de ser crespo e cheio, ainda é moicano por natureza. E eu mais uma vez vou repetindo: O seu cabelo é bonito, é lindo, é crespo!

This entry was posted on 17/05/13 and is filed under ,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

9 Responses to “CRESPO É LINDO! ENSINE.”

  1. Quando criança tinha o cabelo mais lindo do mundo porque mamãe cuidava né? Depois vai ficando adolescente e a pouca paciência foi embora, dando lugar ao cabelo alisado foi muito boa essa fase, mas hoje estou naquela fase de me assumir...e desde então estou com meu crepo lindo e fazendo muito sucesso *-*
    O bonito é ser crespa assumida!
    Somos muito mais felizes assim.

    ADOREEEEEEEEEEEI O POST.

    http://pretapretinhablog.blogspot.com.br
    Beeeijinhos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog!
    O descobri recentemente enquanto procurava dicas para cabelos crespos. Tenho uma prima de 4 anos que foi adotada quando recém-nascida, a única negra em uma família de descendentes de alemães! Rsrs.
    Ela é linda, e não digo isso por ser minha prima. Onde ela vai, chama atenção, todos a elogiam e ficam encantados, inclusive porque ela usa black power. Sei que muita gente gosta, mas também têm aqueles que acham feio, que discriminam. A mãe dela, assim como o restante da família, a incentiva a gostar de si mesma como ela é, a assumir o cabelo crespo e ter orgulho dele.
    Espero que ela nunca queira alisar e que não se deixe influenciar por piadas de uns ou outros, porque pra mim, qualquer pessoa fica mais bonita sendo natural.
    Mais uma vez parabéns pelo blog! E obrigada pelas dicas ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós agradecemos o comentário. Continue incentivando ela. Beijos!

      Excluir
  3. Olá. Você é mãe da Elis? https://www.facebook.com/elis.cantanhede.5?ref=ts&fref=ts

    Completamente apaixonada por essa fofurinha! Parabéns você é linda e tuas filhas também! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ellen. A Renata é a mãe da fofura da Elis, sim :)

      Excluir
  4. Oi, então você é a mãe da Elis!

    Gente to apaixonada por essa fofurinha! Parabéns pelo ensino, você está fazendo um belo trabalho. Tuas filhas são lindas!

    ResponderExcluir
  5. Ana kelly de castro santana14 de janeiro de 2014 07:01

    Ganhei meu dia .estou super aliviada.o que você falou lindona tocou no meu coração e no meu crespo.ameeeiii.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Ana!
      Continue compartilhando conosco.
      Agradecemos do fundo do coração!
      Beijos Crespos

      Excluir

Obrigada por comentar!