PÓS FOLIA MBP - CONSCIÊNCIA

    Carnaval consciente! É assim que se apresenta o Ilê Aiyê. Um bloco que tem uma função social para a população negra brasileira. É um bloco de extensão mundial, sendo conhecido e reconhecido.
     Entenda um pouco sobre a história:



     Ao ver o vídeo eu comecei a cantar a música sem saber o nome, ao ouvir a história da Deusa do Ébano me reconheci naquela mulher que queria ser invisível. Vi nossos contadores de história no criador do Bloco. Eu reconheço a história daqueles negros e negras que têm a consciência do seu papel na sociedade.
     É um lugar que ajuda a encontrar a dignidade da pessoa, resgata jovens e forma cidadãos completos. Sabem identificar o que o jovem mais gosta e não têm medo de usar o lazer para trazer a criança e o jovem para um espaço onde se pode aprender. Revelam a escola como um espaço de troca, crescimento e educação, a escola que todos deveriam ter acesso. Ajudam o negro na descoberta da identidade, podemos notar isso tanto na fala do Presidente do Ilê Aiyê, quanto da Luciene, Deusa do Ébano de 2011. Não, não podemos ser invisíveis, precisamos nos posicionar enquanto negros e negras, precisamos nos valorizar. Fico imaginando quantas pessoas queriam e querem se esconder, quantas pessoas já não pensaram que "se eu não fosse negro...". Não, não podemos nos esconder e abafar nossa essência, não podemos permanecer escondido como se estivéssemos errados. Quantas Deusas do Ébano não estarão escondidas por aí nesta capa de invisibilidade?
       "Para quem não entende isso, fica o convite!" - Criolo.

'
Veja mais em: www.ileaiye.com.br.

This entry was posted on 01/03/2013 and is filed under ,,,,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

2 Responses to “PÓS FOLIA MBP - CONSCIÊNCIA”

Obrigada por comentar!