“NOSSA, COMO VOCÊ É LINDA!”


   Depois que você se tornou livre e crespa, como se sentiu quando alguém te parou na rua e disse: "Como seu cabelo é lindo"? Tenho certeza absoluta de que veio em você uma alegria imensa, por, além de se sentir linda, ver que as pessoas te acham linda também. É um apoio diferenciado quando vem de gente que também seguem e que só admiram a beleza natural das outras pessoas.
   Nós brasileiras temos uma diversificação de beleza gigantesca. Achar alguém muito parecido conosco é difícil, o mais comum é na família, mas também é muito raro. O que estamos fazendo hoje, aniquilando as químicas, os nossos preconceitos, "botando" a cara e mostrando orgulho pelas nossas origens, mostra muito mais que cada ser tem uma beleza natural que não se mede pela cor, pela raça, pelo tamanho dos fios e nem por classes de qualquer tipo.
   Por sermos tão diferentes, se percebem pessoas que têm ainda muito medo de se assumirem, assumirem a sua cor, seu cabelo. Parece irônico, mas sabemos que é verdade.  Às vezes um mero detalhe, incomum aos outros, nos incomoda em nossa aparência, mas, com outros olhos, é uma pérola.
   Uma coisa influente demais são as opiniões, principalmente de quem mais confiamos. Você mulher, quando seu namorado ou companheiro diz que você está linda, se derrete toda e se sente muito mais à vontade. Já pensaram se valorizássemos esse lindo movimento como se amássemos as outras adeptas como parceiros também? Cada palavra causa um grande efeito no nosso psicológico. Uma criança negra que sofreu preconceito pela sua cor tem probabilidades gigantescas de ter autoestima super baixa. Agora imagine se nós revertêssemos isso e passássemos a elogiar todos os tipos de belezas naturais. Existem negros alisando seus cabelos, existem brancos de cabelos crespos que alisam seus cabelos, existem brancos de cabelos lisos que também não se aceitam como são. O nosso apoio e o nosso elogio tem muita influência na vida de alguém. Alguém que está passando pela transição de química para natural pode  estar desistindo do desafia por só ouvir negações e quando você diz: "Sim! Como você está linda!" ela pode gerar forças inabaláveis dentro de si.
   Vamos fortalecer nossa beleza! Não é questão de moda. Está na moda? Sim! Mas, quando passar, queremos estar aqui, representando quem somos de verdade, orgulhosas, firmes, fortes, crespas!  Isso remete à nossa qualidade de vida, nosso psicológico, autoestima e não só estética. Queremos que o respeito prevaleça, que as diferenças sejam respeitadas, e (porque não?) enxergadas.
   Portanto, nos apoiemos nessa luta do cabelo natural, independente de raça ou cor. Vamos cultivar nossa diversidade, essa linda que Deus nos deu. Felizes, não por um período de tempo e não só pela moda!



This entry was posted on 28/09/2012 and is filed under ,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

6 Responses to ““NOSSA, COMO VOCÊ É LINDA!””

  1. ai sim gostei demais
    a valorizaçao pelos nossos cabelos e nossa escençia
    é tudo mulher barsileira tenha amor a voçe e seus cabelos do jeito que DEUS te deu é nozes

    ResponderExcluir
  2. Extamente, Anderson. Obrigada pelo comentário. ;)

    ResponderExcluir
  3. Super gostei da proposta do blog. Sempre sofri para me enquadrar nos padrões de beleza, e os meu cabelos principalmente sempre me deram muito trabalho. Quando resolvi assumir minha naturalidade percebi que encontrei um pouco da minha identidade física. Além de mais linda, mais feliz e satisfeita.

    Ana Paula ( amiga da Jeh Amaral )

    ResponderExcluir
  4. Que bom saber que estamos juntas nesse processo, Ana! Beijos e força no afro.

    ResponderExcluir
  5. É isso aí temos de ser SOLIDÁRIAS(OS)!!!Parabéns pelo txt Barbara =)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!