TONI MORRISON - A DONA DAS PALAVRAS

https://i.cbc.ca/1.5220454.1565099626!/fileImage/httpImage/image.jpg_gen/derivatives/16x9_780/toni-morrison.jpg
Já começo o texto com uma confissão: Há três meses eu nem sabia como era o rosto dela, muito menos conhecia o balé incrível de suas palavras. Fiz uma inscrição em um curso de literatura e o tema era mulheres negras no Brasil e nos Estados Unidos. Quando peguei o conteúdo a ser estudado e vi o nome dela corri para pesquisar um pouco e, para ser sincera, chorei logo no resumo do primeiro livro O olho mais azul (1970) conta a história de Pecola Breedlove. 
Menina negra, pobre que é alvo na escola por ser a criança de pele mais escura. Por algumas situações que você só vai descobrir lendo o livro ela vai morar na casa de outra família, neste cenário e com os anos 40 como pano de fundo ela reza todas as noites para ter olhos azuis, assim como o modelo de beleza infantil de Shirley Temple.
Morrison foi a primeira mulher negra a ganhar um Prêmio Nobel de Literatura (até o momento, a única). Escreveu 11 romances com personagens femininas negras. Ainda conta com outras dez publicações como contos, literatura infantil, não-ficção, etc. Não é uma leitura fácil, principalmente se você for uma menina negra. Ela fala sobre nossas dores com a propriedade de quem viveu, viu, sentiu tudo o que o racismo pode proporcionar. Ela não classificava sua literatura como feminista pós-moderna (classificação dos especialistas), ela dizia que sua literatura era igualitária.
O livro Amada de 1987 é o primeiro de uma trilogia Jazz (1992) e Paraíso (1998) ganhou uma adaptação para o cinema Bem Amada 1998. Também rendeu a Toni o Prêmio Pulitzer em 1988.
E ela nos deixou... deixou essas palavras tão sonoras que ficam ecoando no mais íntimo. 
Oprah disse: "No começo existia o Verbo. Toni Morrison pegou o verbo e o transformou em Canção... de Solomon, de Sula, Amada, Mercy, Paraíso entre outros.Ela era nossa consciência. Nossa vidente. Nossa portadora da verdade.ela era uma mágica com a linguagem que entendia o Poder das palavras. Ela as usava para nos incomodar, nos acordar, nos educar e nos ajudar a pegar nossas feridas mais profundas e tentar entendê-las.Fico emocionada cada vez que eu leio e compartilho seu trabalho."


Se você quer voar, tem que largar aquilo que te puxa para baixo.
Toni Morrison

This entry was posted on 07/08/2019. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply

Obrigada por comentar!