MBP + MULHERANDO NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ADOLPHO BLOCH

por Jessyca Liris

Larissa, Mariane, Gleice, Ana Paula, Manu, Rachel, Beatriz, Mayara, Jessyca e Renata. Foto: Jessyca Liris.
      O Coletivo Meninas Black Power recebeu o convite para falar no evento Mulherando, da galera do Escola Técnia Estadual Adolpho Bloch. Fomos eu (Jessyca) e Renata. Pensei que seria uma sala de aula com cerca de 20 alunas, mas ao ver aquele auditório lotado, meu primeiro sentimento foi medo e a primeira vontade foi correr, fugir dali. Felizmente não éramos apenas duas ali. Éramos nove... Nove mulheres negras que escolheram lutar e fazer parte do empoderamento de outras mulheres. 
      A mensagem devia ser transmitida. Eu já trêmula antes mesmo de começar e no início ao ler o texto da Élida, tremia ainda mais. Mas passou. Rê foi contando um pouco da sua história, o que a emocionou e também aos que a ouviam, inclusive a mim. Nossa fala, em resumo, foi sobre amor e coletividade, superação e resistência. Precisamos estar juntas pra que a resistência não seja tão pesada e a força feita sobre nós não seja tão massacrante, que é necessário nos unirmos, nos abraçarmos e nos apoiarmos, que já chega de ficar nos dividindo e nos batendo. 


Foto: Jessyca Liris
      Foi empoderador poder falar para jovens, principalmente para jovens negras. Entendemos e compartilhamos da mesma realidade, das nossas vivências serem pautadas nas mesmas opressões. O papo foi reto, direcionado às irmãs. Agradeço à Mayara pelo convite e a todas(os) que nos ouviram naquele auditório. Empoderador. Ubuntu reine sobre nós: "eu sou porque nós somos". 

This entry was posted on 19/03/15 and is filed under ,,,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply

Obrigada por comentar!