QUEREMOS O #JOVEMNEGROVIVO

por Grupo de Trabalho Histórico-político

Fonte: Anistia Internacional

      No último domingo, dia 09 de Novembro, a Anistia Internacional lançou a campanha Jovem Negro Vivono Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro. Uma campanha que visa a mobilização da sociedade civil pelo fim do extermínio do povo preto.
       Você deve estar se perguntando: "Por que Jovem NegrO vivo?" A resposta é dada pelos números. Em 32 anos, a taxa de homicídios no Brasil aumentou 148,5%, totalizando mais de 1 milhão e 200 mil vítimas. Esses números ultrapassam as mortes em zonas de guerra, sendo que essas mortes são específicas e não atinge a toda a sociedade brasileira de maneira igual.

Renata Morais, integrante do Coletivo MBP
      Esses números são contabilizados em corpos de jovens com idades entre 15 e 29 anos. Por ano são contabilizados 30 mil homicídios, o que são 82 jovens por dia ou 7 a cada duas horas. A CADA 2 DIAS É COMO SE CAISSE UM AVIÃO SÓ COM JOVENS!
      Dentro desses números, que por si  só já são estarrecedores, 93% são homens e 77% são negros. O que mais choca além desses números que ultrapassam o absurdo é a indiferença com que os milhares de corpos no chão são encarados, ou melhor, invisibilizados.

Karina Vieira e Jessyca Liris, integrantes do Coletivo MBP, em instalação no Largo da Carioca
      Queremos um basta e vamos lutar por isso! Chega de homicídios!  Apoiem esta causa e mostrem que vocês também se importam. Estamos juntos. Assinem o manifesto aqui: https://anistia.org.br/campanhas/jovemnegrovivo.

Querem conhecer melhor os índices? Vejam abaixo os infográficos:


O vídeo da campanha é incrível e impactante. Vejam aqui:

This entry was posted on 12/11/14 and is filed under ,,,,,,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply

Obrigada por comentar!