SIM, SOMOS TODAS CLAUDIA!

por Nanci Saran
Foto: Vanderlei Yui
       O dia era 18 de Abril, Sexta-feira da Paixão, data em que os cristãos lembram o julgamento, a crucificação e a morte de Jesus Cristo. No centro da cidade de São Paulo esta data foi escolhida para realização do ato cultural "A Paixão de Cláudia" e nós do Meninas Black Power SP estivemos presentes em apoio aos organizadores (Cubo Preto, Manifesto Crespo, Roda da Mãe Preta), os familiares e o viúvo de Cláudia, Alexandre Fernandes Silva, que estava presente.
         O ato foi idealizado para homenagear Cláudia da Silva Ferreira, mulher NEGRA de 38 anos, trabalhadora e mãe brasileira, MORTA no dia 16 de março de 2014, alvo de uma bala perdida disparada por agentes da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Ao ser socorrida pela PM, ainda com vida, teve seu corpo jogado no porta malas da viatura policial, de onde caiu, ficou preso e seguiu sendo arrastado por cerca de 300 metros.

Foto: Denise Nunes
        Marcado pelo som dos tambores e outros instrumentos, o ato seguiu com um sentimento fúnebre, todos verdadeiramente sentiam a morte da Cacau. As pessoas presentes, algumas vestidas de branco, outras de preto, carregavam rosas vermelhas, que segundo os organizadores, foram escolhidas por conter "uma beleza que a própria natureza armou com espinhos para protege-la de seus opressores".
        Posteriormente, as rosas foram deixadas na estátua da Mãe Preta no Paiçandú e teve início as performances culturais que tomaram o Boulevard São João, de forma pacífica e assertiva, dando continuidade ao protesto com arte. Apesar da tristeza pelo fato ocorrido com a Claudia, foi emocionante ver o povo negro unido e reivindicando justiça, não podemos e não vamos nos calar diante das atrocidades.

Foto: Bê Cruz
        Claudia, o Amarildo, o Alailton e tantos outros se foram, mas enquanto houver "vida negra", lutaremos contra as injustiças desta sociedade arcaica. Unidas! Abaixo vídeo de Aimê Uehara e cenas do ato.

                 

This entry was posted on 25/04/2014 and is filed under ,,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply

Obrigada por comentar!