COM CORAGEM

       
       Adoro o Tumblr! Com certeza é responsável por minhas doses diárias de inspiração pra muita coisa na vida. Aconteceu que, numa dessas andanças por lá, topei com um post que juntava várias imagens e logo reconheci neles personalidades que me inspiram. Gosto de arte e mais ainda de gente que me inspira. Não tinha como resistir! Fui conferir a fonte e encontrei Adrian Franks. Aquilas artes que vi fazem parte de Fearless¹, projeto criativo que usa a imagem de gente corajosa pra valer (bem como o nome propõe!).
       É uma reunião linda e colorida de nomes influentes na história negra afro-americana, antigos ou atuais, conhecidos ou não. O que eles possuem em comum: interferiram com coragem na sociedade, transformaram o olhar de pessoas negras ao pensar sobre elas mesmas e sua capacidade, responderam com atitude aos que colocavam (e ainda colocam) limites para a capacidade de um indivíduo negro. Eles ilustram as artes do Adrian, paredes de quem compra elas, mas, acima de tudo, ideias. No pôster de Frederick Douglas (que era escravo, tão ávido por conhecimento que trocava suas refeições por aulas, e um dia se tornou escritor e abolicionista), por exemplo, está escrito "o escravo herói"...  Isso é coragem! Observá-los e pensar no quanto a atitude de bravura deles movimenta a minha vida, me fez imaginar outras faces que poderiam estampar novas artes e a parede das ideias. Podemos reunir milhares de outras histórias com gente de coragem que escolheu se posicionar, mudar o curso dos fatos. Mais que isso: pensei que eu poderia ser a silhueta estampada, mudando o rumo do mundo, promovendo liberdade.
       Fica aqui a inspiração do Adrian, através dessas pessoas lindas. Também fica o meu convite. Quem sabe vocês não escolhem ser figuras relevantes, pensar sobre as questões que ferem e atrapalham a vida de tanta gente ao nosso redor e, finalmente, ilustrar pensamentos libertos de outras pessoas como alguém que transformou a história com coragem e desprendimento? Abaixo vocês conferem o trabalho do Adrian em Fearless. Vale a pena conhecer melhor cada um dos que foram retratados por ele.

James Brown
Marcus Garvey
Janelle Monáe
Nina Simone
Martin Luther King Jr.
Malcom X
J Dilla
Barack Obama
Tupac
Frederick Douglass
Jay-Z
Langston Hughes
Notorious Big
Shirley Chisholm

¹ Fearless, em tradução livre, significa corajoso, destemido.

This entry was posted on 18/10/2013 and is filed under ,,,,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply

Obrigada por comentar!