AÇÕES AFIRMATIVAS JÁ!

Curta e compartilhe com amigos.
     Hoje o assunto é o Edital para Produtores Negros (as) que foi criado para que os produtores negros pudessem mostrar o seu trabalho. Sob uma acusação de ser discriminatório este Edital foi cancelado e depois de uma série de reuniões em várias capitais brasileiras com homens e mulheres que lutam contra o racismo e a segregação racial no Brasil. No dia 7 de junho a Justiça Federal decidiu pela continuidade do Edital, mas com a premiação suspensa. É correto? Saiba as razões pelas quais nós do Coletivo Meninas Black Power apoiamos o Edital de Produtores Negros(as)!
  • Você sabia que a população negra corresponde a 52% da população brasileira?
  • Você sabia que no ano de 1888, que teve a farsa da Abolição da Escravatura, nós negros(as) fomos de “libertos(as) ” sem direito a moradia, alimentação, e emprego?
  • Você sabia que éramos proibidos(as) de frequentar escolas, e isso mudou no ano de 1889? A partir daquele ano apenas poderíamos estudar à noite, para continuarmos a servir a classe dominante.
    Em um país com 52% da população negra ainda não nos vemos na televisão, nas novelas o negro e a negra ocupam papéis desprivilegiados e mesmo quando a televisão segue a moda de colocar na telinha comunidades e subúrbios a maioria não é negra?  É correto que ainda vejamos poucos negros (as) nas universidades brasileiras? Ainda bem, que com o sistema de cotas, temos a possibilidade de mudar este quadro.
      O racismo existe e ele não é velado como dizem, precisamos de mais provas concretas do que essas citadas acima? Calma, calma, respira. É muita informação ao mesmo tempo. Entendemos. Mas, você precisa saber, não dá mais para jogar para debaixo do tapete. E então? Vamos contribuir para mudar essa história, você também faz parte dela!
         É óbvio, que não queremos cotas eternamente, mas enquanto essa

desigualdade existir, SOMOS A FAVOR, do EDITAL para Produtores Negros (as)!

Gostou do assunto? Quer saber mais?
Mexeram em um vespeiro
Quem tem medo dos editais para iniciativas culturais afro-brasileiras?
Repúdio à suspensão de Editais para criadores negros reúne produtores culturais em diferentes estados
Moção de apoio do CNPIR aos editais para produtores e artistas negros do Ministério da Cultura
Para ministra da Cultura, decisão contra editais para criadores negros é assustadora


This entry was posted on 18/06/2013 and is filed under ,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply

Obrigada por comentar!