PÓS-FOLIA MBP - INSPIRAÇÃO

Chegamos ao fim de mais um Especial MBP. Um especial feito para que não deixássemos que a folia ficasse descontextualizada em nossas vidas. Tudo tem uma razão para acontecer. Precisamos dar sentido a tudo que vemos por aí, para não ficarmos perdidos no mundo.

Vamos contextualizar mais um pouco da folia?

Já chegamos ao mês de março, e o carnaval já aconteceu há um mês, por que continuar falando deste tema? Este último post é proposital. Este é o mês conhecido como o mês para homenagear a mulher e o tema abordado hoje é a mulher negra em um dos momentos mais marcantes do carnaval carioca de 2013. Acertou quem pensou no Grêmio Recreativo Escola de Samba Educativa Império da Tijuca. Tanto o enredo quanto a tão falada Comissão de frente foram o motor para dar o título de Campeã do Grupo de Acesso. Você pode conferir no site deles tudo o que fala enredo, qual era a intenção do compositor e no que estava pautado o carnavalesco para levar um carnaval tão bonito à Avenida. Desde o culto à fertilidade na comissão de frente, o primeiro casal de Mestre sala e Porta-bandeira vestidos de Oráculo até a bateria com suas bossas afro e sua fantasia de Guerreiros da Rainha Jinga. Ali podemos enxergar nossas raízes, nossa forma de contar o mundo, a mitologia dos antepassados do homem negro, da mulher negra, dos meus antepassados. Cada povo tem uma forma de contar sua história, existem mitologias romanas, gregas, porque não africanas? É com esse olhar doce e estudioso que vejo como nosso povo é rico ao contar histórias, como é importante o papel de nossos Griots (contadores de histórias). É com esse Conheci Tiye, Makeda, Nzinga, na verdade eu apenas reconheci. Diga que não conhece uma negra poderosa que luta pelos seus semelhantes, diga que não conhece uma negra sábia, diga que não conhece uma verdadeira Rainha de Sabah? Somos ao mesmo tempo todas elas, carregamos em nós esse poder de lutar pelas coisas certas, de proteger nosso povo. Todas lindas e poderosas. Temos uma história muito rica.





This entry was posted on 06/03/2013 and is filed under ,,,,,,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply

Obrigada por comentar!