COMO USAR AZEITE NO CABELO NATURAL

por Grupo de Trabalho Moda e Beleza

  Há algum tempo os preconceitos com o azeite aplicado nos cabelos está sendo esquecido. Além disso, Meninas crespas compreendem cada vez mais a eficácia e benefícios que o azeite de oliva de boa proporciona, inúmeras vezes substituindo ou sendo aliado aos produtos cosméticos.
  O texto a seguir é uma adaptação do texto excrito por Samantha Berley e foi retirado do blog Black Girl With Long Hair. Para complementar, adicionamos vídeos nacionais que demonstram como  podemos inserir o azeite em nossa rotina de cuidados.

    O azeite é um condicionador fantástico para cabelos, mas há muitas outras coisas sobre este óleo essencial que o tornam um grande aliado no cuidado do cabelo. Ele contém emolientes que podem penetrar o cabelo melhor do que em outros produtos e sua natureza leve o torna ótimo para hidratação. O azeite de oliva também contém propriedades anti-inflamatórias que promovem a saúde do couro cabeludo e previne a caspa. Ele possui altos níveis de ácidos graxos mono-insaturados e vitamina E, um antioxidante importante para o crescimento do cabelo. Além disso, é pouco provável que ele cause uma reação alérgica, tornando-o ideal para o couro cabeludo mais sensível.

Faça você mesma - Tratamento capilar com azeite
   Outro grande coisa sobre o azeite é que é uma forma barata e fácil de hidratar o cabelo. Aqui está uma opção simples de tratamento com ele e você pode fazer para alcançar um cabelo bonito tratado em casa. Comece aquecendo cerca de meia xícara de azeite de oliva em uma tigela para microondas ou copo. O azeite deve ser quente, mas não quente de uma forma que queime ao tocar. Se você tem cabelo fino ou preferem um tratamento mais leve, adicione óleo de amêndoa doce, óleo de coco, de jojoba*. Despeje uma colher de sopa do azeite aquecido, misturado ou não, na palma de suas mãosComece pelo couro cabeludo, massageando com o em movimentos circulares com os dedos. Conclua enluvando a extensão e pontasExagera na quantidade de óleo aplicada na extensão e depois coloque numa touca de plástico, térmica, ou envolva com filme plástico. Deixe agir num tempo de entre 5 e 45 minutos, depois enxague, aplique o shampoo de costume e condicione.

Com o cabelo seco ou molhado?
   Algumas mulheres preferem aplicar no cabelo molhado e depois de condicionar, outras no cabelo seco. Se o cabelo estiver molhado e condicionado, irá bloquear os nutrientes e a hidratação adicional que o azeite vai trazer. Nesse caso há desvantagem, já que o será mais difícil aplicar o azeite por causa do estado escorregadio dos fios. Há muitas recomendações de executar esse processo no momento do banho, permitindo que o vapor aja e melhore os efeitos do azeite no cabelo. 

Azeite misturado aos produtos capilares 
     Embora existam outros óleos mais populares para os cabelos, o azeite é bem conhecido como um ingrediente culinário e fácil de obter em qualquer supermercado. Para o alimento e para o cabelo, ele tem sido usada desde os primórdios das civilizações, desde a Mesopotâmia, Egito Antigo e na Grécia. Não é de se admirar, então, que o azeite é encontrado em uma variedade de produtos para os cabelos, já que penetra na cutícula do cabelo para que a hidratação e nutrientes necessários sejam absorvidos, deixando o seu cabelo não só mais suave, como também mais brilhante e saudável.
* Óleos essenciais puros, preferencialmente.

This entry was posted on 15/03/13 and is filed under ,,,,,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

45 Responses to “COMO USAR AZEITE NO CABELO NATURAL”

  1. A dica de misturar com outro óleo pra quem tem a fibra do cabelo mais fina é pra obter qual efeito? Eu vou testar amanhã. Valeu pela dica :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a mistura quebra textura espessa do azeite puro. Fica mais fluida, mais leve.

      Excluir
  2. Depois de lavar com shampoo e condicionar,vale passar uma mascara de hidrataçao de 3 minutos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Na verdade é melhor passar a máscara antes do condicionador, enquanto as cutículas estão mais abertas por causa da ação do shampoo. Depois da máscara você pode aplicar o condicionador para finalizar. Qual é a máscara? Beijos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  3. Eu li de passar de noite e so tirar no outro dia de manha. Nao pode isso entao ja que voce falou 45min.? Pbrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode! A informação do texto é apenas sugestão. Passando pela noite você vai usá-lo como um creme noturno. Teste de várias formas pra identificar o que mais te beneficia. Beijos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  4. Meus crespos e eu amamos as dicas, fiz o teste hoje e deu super certo!!! obrigada e bjux

    ResponderExcluir
  5. Posso misturar o azeite com creme de pentear?

    ResponderExcluir
  6. Depende da necessidade do seu cabelo. Se ele precisa de muito óleo e hidratação constante, pode funcionar. Teste e nos conte :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. posso passar azeite de oliva sem lavar os cabelos ou é obrigatório passar pelo menos o shampoo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teste dos dois jeitos e veja o que mais lhe agrada. Algumas usam o azeite como pré shampoo, aplicando nos fios e desembaraçando; outras usam antes da hidratação ou junto com a máscara. O melhor é testar e saber oq ue mais te beneficia.

      Excluir
  8. minha filinha de três anos tem o cabelinho muito seco não e tao cespinho pois quando esta molhado com creme forma ums cachinhos lindos mas quando seca ave fica muito duro e seco mesmo depois de uma hidratação fora que sempre passo azeite de carrapato no mesmo e ele não agradece o que devo fazer pois ela adora deixar o black soltinho mas fico com do pois fica muito seco por favor socorro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! É importante saber qual o tipo de fio dela e os produtos que você usa... Pode contar?

      Excluir
  9. Quando era criança a minha mãe passava no meu cabelo óleo de soja.Faz mais ou menos o mesmo efeito do azeite.Eu tinha até me esquecido o quanto fica bom...O blog é ótimo,parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Cristiane! Esses óleos que usamos na comida são totalmente vegetais e vale a pena usar. Obrigada pelo comentário. Beijo!

      Excluir
  10. no meu não fez efeito por que será?

    ResponderExcluir
  11. O óleo de azeite adequado para o cabelo, poderia ser o que encontramos em supermercados? devemos deixar por quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas sempre o azeite extra virgem. O tempo é variável... Depende muita da forma como você escolhe usar. Algumas usam antes do shampoo, deixam agir cerca de 30 minutos e lavam o cabelo normalmente; outras usam depois do shampoo e antes da máscara, o tempo de ação é aproximadamente o mesmo; também existem as que usam como umectação noturna e dormem com o óleo nos fios. Vale a pena testar várias formas e identificar a que mais lhe agrada.

      Excluir
  12. Eu prefiro passar o azeite de oliva nos meus cabelos secos deixo 20 mts lavo com shampoo por 3 vezes,enxugo com a toalha,aplico uma máscara pauso o tempo que o rótulo descreve na embalagem,massageio alguns mts,enxagou muito bem,fico com a toalha em meus cabelos por 30 mts,finalizo com os meus escolhidos e quando secam ficam domados com bastante brilho super macios,ai até daria pra fazer um bom comercial de shampoo de tão cheirosos que são.

    ResponderExcluir
  13. Eu uso assim: lavo com shampoo anti-resíduo, espero secar um pouco e ai uso o azeite morno sem pena, encharco bem todo o cabelo e couro cabeludo,tenho os cabelos crespos e ressecados, deixo a noite envolvido em roca, no dia seguinte, lavo com shampoo hidratante e apos isso, uso mascara de tratamento para condicionar, super certo! meus cachos ficam lindo!

    ResponderExcluir
  14. Estou começando a entrar nessa nova etapa de blaack o que me indica de começa??

    ResponderExcluir
  15. Oláa!
    Lavei meu cabelo e no dia seguinte passei o azeite (esquentei por 20 segundos no microondas). Passei mecha por mecha e deixei cerca de uma hora, porém depois de lavar e passar condicionar achei que ele estava um pouco mais ressecado. E no dia anterior tinha lavado e feito hidratação com bepantol. Será que fiz algo errado? Sera que o azeite não age no meu cabelo? Ou é um tratamento progressivo? Pq todos falam que é rapido os efeitos e logo na primeira passada são perceptiveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque vc fez uma hidratação com bepantol no dia anterior...E no dia seguinte passou azeite de oliva...Tudo que é feito demais no cabelo nunca é bom!

      Excluir
  16. Funciona msm.Hoje usei apenas nas pontas do meu cabelo que estava ressecado e deixou ele bem macio!!!

    ResponderExcluir
  17. O bepantol é exelente, porem ele cria uma barreira de protecao na pele e acontece o mesmo com os cabelos Na proxima hidratacao, para que o produto tenha efeito, é necessario que se use um shanpoo anti-residuos e retire todo o bepantol Ou essa barreira do Bepantol, nao deixara qu qualquer hidratante face efeito. Experiencia propria, meninas.

    ResponderExcluir
  18. Tava com saudade dos meus cachos de volta pq tinha feito progressiva ano passado e parei pois tava muito lambido kkk e os cachos ñ voltou totalmente fiz hidrataçao com oleo e creme hidratante e para finalizar fui massageando as prontas com azeite e ficou mais cacheados como eu gosto, aos poucou cada vez que vou fazendo meus cachos fica com brilho.

    ResponderExcluir
  19. Depois que eu usar o azeite de Olivia posso passar minha hidratação com o bepantol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! Acreditamos que não haja problema algum em fazer assim. Beijos, obrigada pelo comentário e volte pra compartilhar como foi a experiência.

      Excluir
  20. Eu gostaria de ter um cabelo completamente natural o que faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Ainda precisa de ajuda? Estamos aqui! Pode fazer contato no email blogmbp@gmail.com. Vamos tentar ajudar. Beijos.

      Excluir
  21. comprei hoje. estou acostumada com o óleo de rícino, faz muito bem pros meu cachos 3b... mas agr vou variar, volto pra contar como foi!
    PS: sempre usei o óleo de rícino aquecido, passando em todo o comprimento do cabelo, focando na raiz pois me ajuda (e muito) no crescimento. pois saí da transição a 3 meses e já entrei no projeto rapunzel! bjs gatas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volta, Leticia! Será um prazer, Super concordamos com a ideia de variar os produtos. O excesso de alguma coisa pode ser prejudicial e, além disso, é bom doar coisas diferentes aos fios. Beijos!

      Excluir
  22. Oi tudo bem!! Olha gostaria d saber se eu posso colocar o óleo no creme de pentear e pode passar o óleo todos os dias,prq e isso q eu tou fazendo. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mara! Não somos profissionais mas não temos nada contra misturar o óleo, já que ele não tornaria o creme mais perecível. Acreditamos que você deva só tomar cuidado com a quantidade adicionada, para não deixar oleoso demais. Tente também não usar só o creme misturado com o óleo. Isso evitaria uma saturação desnecessária. Uma das coisas mais importantes é fazer testes. Veja se o seu cabelo aceita essa misturinha, se permanecerá saudável. Cada cabelo se comporta de uma forma única. Beijos e estamos aqui pra continuar trocando ideias.

      Excluir
  23. eu posso colocar o azeite e dormir com ele e poder tirar de manha ?

    ResponderExcluir
  24. Pode sim Sayana! Enluva todo o cabelo com o azeite extra virgem, colocar uma touca e retira só no dia seguinte e lava como se costume.

    ResponderExcluir
  25. Meus cabelos estao ressecados, eu posso passar só o azeite, deixar agir e depois lavar ? o azeite ajuda a melhorar o ressecamento ??
    Obs: óleo de soja

    ResponderExcluir
  26. Ola td bem?queria saber se o oleo de oliva,o oleo de coco, qualquer oleo pode por dentro de uma panela e por no fogao pra esquentar ferver?ou so pode esquentar no microonda? mim responda agora ou depois,um abraco fica com Deus. Sou Adriana

    ResponderExcluir
  27. posso passar o azeite e deixar o tempo certo e depois lavar com shampoo e condicionador ou precisa de mais alguma coisa ?

    ResponderExcluir
  28. Olá, meninas,
    Adorei as dicas, meu cabelo é extremamente seco, tenho hidratado bastante mas ainda esta muito seco. Usava mega, tirei no domingo, o cabelo esta quebrado, ressecado e queimado. Tenho o hidratado durante a semana. Esta extremamente fino e só forma os cachos estando molhado. O que devo fazer para conseguir abrir os cachos sem quinicas de modo a deixar ele natural.

    ResponderExcluir
  29. Tem Que Ser Extra Virgem Mesmo? Pode Ser O Azeite De Oliva Tradicional?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!